Abertura da 9ª edição do ECCI contou com palestra e apresentações culturais
Primeira noite do evento contou com a palestra do ator Alex Reis e do diretor e roteirista Marcoz Gomez. Apresentações de dança e teatro também marcaram a abertura.
Ontem a noite o Anfiteatro da Reitoria recebeu acadêmicos e professores de todos os cursos da FAG e da Dom Bosco. O motivo foi a abertura do 9º Encontro Científico Cultural Interinstitucional (ECCI), que nasceu em 2003, com o objetivo de proporcionar integração entre os cursos.
Antes das pronunciações e da palestra, o público foi animado pela apresentação da Banda do 15ª Brigada de Infantaria Motorizada, regida pelo subtenente Morales. Logo após, o diretor geral da FAG e da Dom Bosco, professor Sérgio de Angelis, destacou a interdisciplinaridade que o evento possibilita. “Participam deste evento duas instituições e a ideia é que elas interajam, seja cultural ou cientificamente. Cada curso tem sua área, e no dia-a-dia é difícil que esses cursos dialoguem. Por isso, esse é um evento que proporciona a interdisciplinaridade”, comentou o diretor, que ainda recomendou que os acadêmicos procurem ir além da própria área de domínio.
O diretor acadêmico da FAG, professor Afonso Cavalheiro Neto, conversou com acadêmicos, contando experiências próprias. Já a coordenadora de pesquisa da FAG, Marcela Zeni, responsável por toda a organização do evento, relembrou as primeiras edições do encontro. “O primeiro ECCI contou com 600 acadêmicos e a partir daí foi evoluindo. Em 2007, alcançamos 2000 participantes. O evento vem tendo maior procura e vem se atualizando para atender esse público”, comemorou a coordenadora.
Em seguida, o ator Alex Reis e o diretor e roteirista Marcoz Gomez falaram aos acadêmicos sobre os bastidores da produção do filme “O Abajour”, que será lançado em novembro. Alex é cascavelense e protagonizou o filme roteirizado e dirigido por Marcoz Gomez. Os dois destacaram na palestra a maneira como a equipe trabalhou, já que o filme inteiro foi gravado através de voluntários tanto na atuação, quanta na parte técnica. “Existe uma diferença muito grande entre cinema independente e cinema amador. Existem filmes amadores por aí que gastaram muito em sua produção. O nosso filme é independente, foi feito com pouco dinheiro, mas com muita qualidade”, explica o diretor Marcoz, ressaltando que o filme demorou pelo menos três anos para ser finalizado.
Além da palestra, o público conferiu apresentações de dança e teatro, feitas pelos próprios acadêmicos das instituições. Hoje todos os cursos estarão envolvidos em suas próprias programações, e na sexta-feira, o evento promove a palestra com o professor e educador físico, Nuno Cobra.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel