Psicologia encerra o ano com debates, atividades culturais e Mostra de Estágio
Além de apresentações dos resultados dos trabalhos desenvolvidos, peças de teatro e palestras foram realizadas durante a semana
O Curso de Psicologia da FAG promoveu, na última semana, as atividades de encerramento do ano letivo. Para tal, professores e acadêmicos participaram diretamente dos trabalhos, que envolveram desde um teatro em que foram eles mesmos os protagonistas até palestras e discussões com profissionais renomados da área.
De acordo com Cláudia Barbosa, coordenadora do curso de Psicologia, o objetivo foi, além de promover uma confraternização de fim de ano, desenvolver nos acadêmicos algumas das habilidades necessárias para o futuro profissional. As atividades vão, ainda, segundo ela, ao encontro do Projeto Político do Curso. “Foi um momento bacana, de aprendizagem e de intensa participação de todos, prova do entrosamento entre acadêmicos e professores”, ressalta.
A abertura, na segunda-feira, teve o 1º Simpósio de Psicologia Escolar e Educacional, com palestra da Professora Doutora Maria Sara Dias, com o tema “Igualdades e Diferenças: Exclusão e Inclusão Social e Escolar”. Segundo Maria Dias, a demanda pela intervenção de profissionais justifica o debate. “A discussão, então, é importante, porque trata de uma situação com que, no exercício profissional, temos enfrentado vários conflitos”, conta ela.
Nos dias seguintes, além da Mostra de Estágios, com a exposição dos alunos do 10º período quanto aos resultados obtidos nos trabalhos desenvolvidos, e da apresentação dos projetos de pesquisa dos acadêmicos do 4º período, foram realizadas outras atividades. Junto a tudo isso, aconteceu a exposição “Sexualidade Humana: Uma leitura”, promovida pelo 8º período.
Na terça-feira, uma adaptação da obra de Fiódor Dostoiévski, com a peça “Memórias do Subterrâneo”. Na quarta, a apresentação do Projeto Escola, desenvolvido pelo 2º período do curso. Já na quinta, mais um debate acerca de um tema que está em evidência, com a Mesa Redonda do 6º período sobre transexualidade, mediada pelas acadêmicas Luiza Ferrari e Ellen Chrun e com as presenças do advogado Luciano Katarinhuk e da psicóloga Ceres Pereira. Fechando a semana, na sexta-feira, uma apresentação de teatro, encenada pelos acadêmicos Philipe Bernardo e Dartagnan Quadros e pelas professoras Juliane Varaschin e Sandra Piovezan, divertiu o público e foi seguida de um jantar de confraternização em uma pizzaria.
O acadêmico do último período, Philipe Bernardo da Silva, um dos protagonistas da peça que encerrou as atividades, na sexta-feira, avalia como positiva a experiência adquirida no decorrer da semana. “O evento além de confraternizar alunos e professores, serve para o estímulo da realização do trabalho em grupo, com objetivos definidos e que, pelo que se vê, foram alcançados”, comemora ele.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel