RETRÔ 2011: Comunicação Social
Sangue Novo, GRPCOM, CNN, Globo News: curso ganha destaque com vários prêmios recebidos
PROMOÇÕES
Os já tradicionais eventos promovidos pelo curso tiveram continuidade neste ano de 2011. Diferentes oficinas foram oferecidas aos acadêmicos no ECCI e na Semana da Comunicação. Para discutir o poder das mídias sociais, foi organizada, ainda, a segunda edição do @Midia. Outros eventos do curso foram o “Conversa de Publicitário” e o “Conversa de Jornalista”, envolvendo os acadêmicos das respectivas habilitações e profissionais da área, com objetivo de debater sobre os rumos das profissões.
VIAGENS
Buscando ainda mais conhecimento, os acadêmicos participaram também de viagens para palestras e congressos. Dentre os publicitários, o rumo foi o Festival Internacional de Gramado (RS), o terceiro maior evento do mundo na área e o maior da América Latina. Já os jornalistas seguiram para Londrina (PR), onde acompanharam o 12º Intercom Sul. Mais perto de Cascavel, foram as futuras jornalistas Cláudia Neis, Jéssica Tavares e Raphaela Ramos. As três estiveram em Foz do Iguaçu para o 1º Encontro Mundial dos Blogueiros.
PRÊMIOS E MAIS PRÊMIOS
Mais uma vez, o ano foi de prêmios para o curso. No Prêmio Sangue Novo no Jornalismo Paranaense, o programa “Nossa Escola”, produzido e apresentado por acadêmicos, foi o vencedor da categoria Telejornal Laboratório. Na mesma categoria, a FAG conquistou também o 2º lugar, com o “Jornal do Quarto”. Já no Concurso CNN, considerado um dos mais importantes do telejornalismo universitário brasileiro, Jéssica Moreira e Marcele Antonio ficaram entre as 10 finalistas. Marcele, que já havia conquistado o 5º lugar em 2010, ficou com a 2ª colocação desta vez. Ela também acabou sendo destaque na Globo News, que apresentou reportagens especiais com os três finalistas do Prêmio da CNN.
Dentre os publicitários, a Agência da FAG ficou com o prêmio maior do concurso GRPCOM de Criação, com a campanha do Ecovestibular, protagonizada pelo personagem Recicláudio. A equipe, responsável pela produção, é formada pelo professor Mark Reginatto, pelo egresso Maurício Walczinski, pela acadêmica Larissa Abreu e pelo profissional de Sistemas para Internet, Fernando Incerti.
DESTAQUES
Além dos já citados premiados, tem mais gente merecendo menção por aqui. Acadêmica de Publicidade, Taís Villaca foi a autora de um dos cem trabalhos selecionados para publicação no livro Acredite, uma promoção da Universal Channel. Já Giselta Veiga, do Jornalismo, lançou o livro “Amizade.com” durante a aula inaugural do 2º semestre. Nele, ela conta uma história real de uma moça que ela conheceu através da internet.
Acadêmicos do curso produziram o já tradicional Jornal Interativo, como parte da disciplina “Laboratório de Impresso”. Outro destaque, ainda, vem da iniciativa de alguns acadêmicos. Maycon Corazza e Pedro Sarolli, futuros jornalistas, lançaram o blog “Ponto de Observação”, tratando de política e esportes. Já as estudantes Simone Lima, Priscila Rabaioli e Taisa Kisiel também merecem ser citadas, pelo trabalho de assessoria de imprensa realizado para a Emater, durante o Show Rural Coopavel.
Na Publicidade, o Professor Mark Reginatto foi um dos convidados para um workshop de Comunicação Publicitária, produzido pelo grupo GRPCOM. O debate reuniu os principais profissionais da área na região. Além dos alunos e dos professores, a coordenadora Mariara Silva também representou bem o curso, ao ir até Brasília para apresentar material da campanha organizada pelos acadêmicos da FAG, pedindo a volta da exigência do diploma para o exercício da profissão. Lá, ela entregou aos parlamentares camisas com os dizeres: “Meu diploma vai fazer a diferença”.
E TEM MAIS
Um ano bastante movimentado para jornalistas e publicitários. Vieram à FAG, vários profissionais renomados do mercado. Dentre eles, inclusive, o egresso Felipe Driessen, que, hoje, é coordenador de transmissão da SporTV. Maurício Kubrusly, da Rede Globo, também esteve na Faculdade e falou com os alunos de Comunicação.
Encerrando o ano letivo, o Seminário Integrado de Práticas Jornalísticas e Publicitárias premiou os melhores trabalhos apresentados pelos estudantes. Para os publicitários, o troféu Galo de Ouro, enquanto os jornalistas disputaram o Mário Lemanski. Encerrando o evento, o curso trouxe o “Profissional do Ano”, conforme premiação da Globo, Wesley Santos.
PLURAL
O ano foi de comemorações e de antingimento de metas também para o Programa Plural. Produzido pelos próprios acadêmicos na TV FAG, o Plural chegou a sua 300ª edição e, no Youtube, ultrapassou os 100 mil acessos.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel