RETRÔ 2011: Tecnologia em Alimentos
No primeiro ano do curso, aprovação com nota máximo pelo MEC, viagens internacionais e parcerias com escolas européias
O CURSO
Em seu primeiro ano na Faculdade, o curso já comemora algumas vitórias. Dentre elas, a aprovação com nota máxima pelo MEC. Oferecido em turnos diurno e noturno, tem a duração mínima de 3 anos. Buscando atender as necessidades das indústrias e das cooperativas da região, o enfoque da graduação tem como base pesquisas quanto a cereais, carne, leite e bebidas. Neste sentido, no início do ano, os estudantes já participaram do Show Rural, aproximando-se das tendências da profissão.
Em breve, deve estar à disposição dos acadêmicos o Moinho Escola, o primeiro do hemisfério sul. Além disso, as instalações da Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Fundetec) também servem de espaço para o aprendizado dos alunos.
Prova disso, nas fotos abaixo, uma das atividades desenvolvidas em um laboratório da Fundação. Naquela oportunidade, complementando as práticas executadas no Laboratório de Bromatologia da FAG, os acadêmicos aprenderam mais sobre as metodologias aplicadas no controle de qualidade no vinho, no suco e no leite.
PARCERIAS INTERNACIONAIS
O coordenador, Professor Dermânio Tadeu Lima Ferreira, esteve na França e na Alemanha, nos meses de maio e dezembro. Além de buscar novas técnicas e tecnologias para agregar ao curso, as viagens serviram para estabelecer parcerias com escolas e universidades européias, para a realização de intercâmbios e pesquisas e cursos conjuntos.
Além da França e da Alemanha, Tadeu esteve em instituições da Suíça, Espanha e Portugal. Na Espanha, em especial, o professor conheceu técnicas e sabores diferentes de pães, que pretende aplicar por aqui. Ainda em território francês, no fim do ano, Tadeu, juntamente com a Professora Ortência Nunes, participou de cursos de moagem de trigo, panificação, microbiologia e tecnologia de derivados de leite na escola ENILIA e na Universidade de Paris.
CHOCOLATE
Dentre as atividades deste ano, destaque para o curso de decoração francesa à base de chocolate. Nele, os alunos tiveram a oportunidade de aprender receitas francesas com ingredientes europeus, como o chocolate belga. Além disso, conheceram novas técnicas desde o momento de produção da massa até a decoração. Para tal, estiveram, no campus da Faculdade, os professores franceses Quentin Stephan e Jade Stephan, além da brasileira Katty Caroline, que mora e atua na França há dois anos. Quentin e Jade se formaram em Confeitaria de Chocolates, em Paris. Já Katty Caroline, em Gastronomia, especializando-se, depois, como barista e em coquetelaria, cozinha e confeitaria.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel