Grupo de 44 haitianos chega à FAG e assina contrato
Haitianos são os novos contratados da FAG. Eles vão trabalhar na construção do Bloco 3 e na ampliação do Hospital São Lucas.
Um grupo de 44 haitianos chegou hoje de manhã à FAG. Eles passaram cerca de dois meses na cidade de Brasiléia, no Acre, e foram trazidos pela FAG para Cascavel, para trabalhar na construção civil. De acordo com o engenheiro civil da instituição, Carlos Oya, a iniciativa de contratá-los surgiu da carência de mão de obra. “Nós precisávamos de trabalhadores para as novas construções da FAG e com a visão social e humanitária do senhor Assis Gurgacz, aliamos a nossa necessidade à necessidade deles”, conta Carlos. Os haitianos vão iniciar os trabalhos na construção do Bloco 3, que ficará entre o bloco 2 e o bloco das Engenharias, no campus da Faculdade. Além disso, eles também trabalharão em uma ampliação do Hospital São Lucas.
Logo que chegaram, os haitianos foram encaminhados para o Ginásio da FAG, onde assinaram os contratos de trabalho e foram sindicalizados pelo Sindicato da Construção Civil. Os trabalhos foram feitos sem muitas dificuldades, já que os haitianos já estavam com as devidas documentações. Entre eles, poucos são os que falam português. A língua oficial é o francês, da qual se origina o idioma predominante, o creole, apesar de eles também se comunicarem em espanhol. Para facilitar as contratações, o professor Guilherme Marcon atuou como intérprete. Conforme Guilherme, em um primeiro momento, foram repassadas instruções sobre o andamento dos trabalhos. “Durante três meses, todos vão trabalhar como serventes de pedreiro. Depois de algum tempo é que poderá ser identificada a função que cada um melhor desempenha”, comenta ele.
Saint Vil Jean, de 26 anos, é quem tem o português mais fluente. Segundo ele, os dois meses que passaram no Acre já foram suficientes para aprender um pouco da língua dos brasileiros. Para ele e os colegas, a vinda para Cascavel significa uma oportunidade de mudança de vida. “Estamos gostando muito daqui. A situação no Haiti estava muito complicada! Aqui encontramos ajuda. Os brasileiros nos receberam muito bem”, relata Saint.
Até sexta-feira, dia 04, o grupo ficará hospedado em um alojamento no Ginásio da FAG, até que sejam organizados os apartamentos onde o grupo deve morar. Amanhã, eles farão exames médicos e passarão por um treinamento sobre equipamentos de trabalho e segurança. A previsão é de que o grupo comece a trabalhar efetivamente nas obras, ainda nesta semana, na quarta-feira.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel