Fisioterapeutas iniciam Aprimoramento em Reabilitação Física na Clínica FAG
Desde segunda-feira, fisioterapeutas formadas pela FAG e pela Unioeste estão atendendo pacientes na Clínica FAG. Aprimoramento também oferece aulas teóricas.
Seis novas fisioterapeutas passaram a fazer parte da Clínica da FAG essa semana. As profissionais, formadas pela FAG e também pela Unioeste, iniciaram o Aprimoramento em Reabilitação Física, que tem como objetivo proporcionar a prática e o desenvolvimento da Fisioterapia Ambulatorial nas áreas de Ortopedia, Próteses e Órteses e Neurologia adulto e infantil. O curso é coordenado pelo professor José Mohamud Vilagra. “Trata-se de um treinamento em serviço, uma espécie de residência para os fisioterapeutas”, observa o professor.
De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia, Leda Paes Walcker, o aprimoramento reforça o que as fisioterapeutas aprenderam em estágios. “É uma grande oportunidade para elas, porque na Clínica são atendidos pacientes de oito regionais de saúde diferentes. Então, é possível lidar com casos diversos. É um universo bem rico em experiências”, ressalta Leda, acrescentado que ter o aprimoramento é exigência de muitos concursos públicos da área.
O aprimoramento oferece bolsa às profissionais para que elas participem de aulas teóricas, no período da noite, e atendam pacientes durante o dia. Essa prática, para a fisioterapeuta Camila Mabel Sganzerla, oportuniza o aperfeiçoamento das técnicas trabalhadas na faculdade. “Aqui temos muita prática. Somos nós que decidimos, através do nosso aprendizado, qual tratamento será melhor para o paciente. Além disso, nas aulas teóricas, temos como relembrar aspectos fundamentais da fisioterapia”, conta Camila. Ela e mais duas colegas, atendem no período da manhã, enquanto mais três profissionais atendem no período da tarde. Cada uma é responsável por uma área de atendimento a cada dois meses. Segundo a fisioterapeuta Fernanda Teodoro Coelho Beque, o rodízio faz com que em um ano, elas possam aprimorar técnicas de várias áreas. “Nesse primeiro momento, estamos conhecendo os pacientes, fazendo avaliações, para depois encaminhá-los para os tratamentos corretos”, explica.
No Hospital São Lucas, também está sendo desenvolvido o Aprimoramento em Fisioterapia Hospitalar, com a coordenação do professor Marcelo Taglietti. Ainda estão abertas duas vagas para esse curso, que tem duração de um ano e bolsas mensais de R$ 500,00. Os fisioterapeutas interessados devem entrar em contato pelo telefone (45) 3321 3964.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel