Letras relembra vida e obra de Shakespeare através de palestras
Evento “396 anos sem Shakespeare” teve objetivo de proporcionar visão mais ampla sobre vida e obra do dramaturgo.
Os acadêmicos de Letras participaram nos dias 23 e 27 de abril, do projeto de extensão “396 anos sem Shakespeare”. Com objetivo de relembrar as obras e a vida do dramaturgo e poeta inglês, o projeto proporcionou quatro palestras que levaram os acadêmicos a uma visão mais ampla de William Shakespeare.
No dia 23, os alunos tiveram como palestrante Professor Doutor José Carlos Aissa, que abordou o tema “A vida de Shakespeare”. Em seguida, a palestra foi comandada pela Professora Mestranda Patrícia Ramos, que fez uma análise das principais obras do autor, como Hamlet e Romeu e Julieta.
Já no dia 27, as atividades foram comandadas pela Professora Mestre Suzana Cecatto, que em sua fala fez comparações da obra de Shakespeare com obras clássicas da literatura brasileira e, ainda, abordou como é possível encontrar elementos de Romeu e Julieta em filmes, novelas, propagandas, etc. Logo após, o Professor Mestre Anderson Dias, explicou sobre os aspectos filosóficos encontrados na literatura de Shakespeare. De acordo com ele, foram trabalhadas as principais correntes filosóficas que influenciaram os períodos pré e pós Shakespeare. “Essas são correntes que embasaram a filosofia inglesa dos séculos XVI e XVII, centradas na discussão sobre poder, Estado e religião. O principal objetivo foi trazer aos profissionais de Letras, bases filosóficas para melhor compreensão e interpretação das obras literárias de Shakespeare”, detalha o professor.
Segundo o coordenador dos cursos de graduação e pós-graduação em Letras, Professor Mestre Paulo Fachin, o projeto teve como tema 396 anos sem Shakespeare, mas é importante ressaltar que, na verdade, são mais de 400 anos com Shakespeare. “Foi um momento em que os alunos dos cursos de graduação e pós puderam refletir um pouco mais sobre o legado do autor e como desenvolver atividades, projetos, enfim, trabalhos em sala de aula. A ideia destas atividades sempre é a sua associação com o cotidiano das escolas, pois mais do que saber, nossos alunos precisam sabe fazer”, comenta o coordenador.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel