Agronomia lança projeto para preservar nascentes
Na próxima quarta-feira (18), a Comissão de Assuntos Ambientais da FAG estará reunida com representantes da comunidade para elaborar propostas para a preservação da micro-bacia do Rio Bezerra.
Na próxima quarta-feira (18), às 13h30min, no auditório do Bloco 1 da Faculdade Assis Gurgacz acontece uma reunião promovida pela Comissão de Assuntos Ambientais da FAG com representantes da Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Meio Ambiente, Promotoria do Meio Ambiente, Sanepar, Ong Uru, associações de bairros, Acic, CDL, IAP, Ibama e Itaipu, entre outras entidades. O objetivo é a elaboração de propostas de ação que serão realizadas para a preservação da micro-bacia do Rio Bezerra.
O projeto sócio-ambiental pretende desenvolver ações de educação ambiental, recuperação e preservação ambiental, reestruturação urbana, saneamento básico, de aperfeiçoamento de docentes da rede pública, orientações de higiene e saúde e projetos de capacitação profissional. A ação deve envolver os alunos dos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Direito, Enfermagem, Arquitetura e Urbanismo, Educação Física e Pedagogia da Faculdade Assis Gurgacz.
Após uma visita de reconhecimento feita por professores do curso de Agronomia e representantes da Sanepar e da ONG Uru ao Rio Bezerra (na foto), percebeu-se que existe um acúmulo muito grande de lixo no leito do rio e assoreamento em função do processo erosivo das margens, que é provocado pela falta de mata ciliar e por invasões do perímetro de preservação.
Conforme o professor Renato Martins, responsável pelo projeto, esta ação será a primeira de muitas outras que poderão ser desenvolvidas. "Muita coisa precisa ser feita. Queremos envolver toda a comunidade acadêmica neste primeiro projeto e, com o auxílio da sociedade, limpar a nascente do rio", diz o professor.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel