Jornalistas debatem sobre assessoria de imprensa
Assessoria de Imprensa foi o tema da segunda edição do Conversa de Jornalista, evento promovido pelo curso de Comunicação Social – Jornalismo da Faculdade Assis Gurgacz (FAG).
Assessoria de Imprensa foi o tema da segunda edição do Conversa de Jornalista, evento promovido pelo curso de Comunicação Social – Jornalismo da Faculdade Assis Gurgacz (FAG). A mesa redonda teve a participação do secretário de Comunicação de Cascavel, Júlio César Fernandes, da assessora de imprensa da Coopavel, Lurdes Tirelli Guerra, e dos empresários Jairo Eduardo e Clóvis Grelak, ambos diretores de empresas de assessoria de imprensa de Cascavel. Na platéia, além dos acadêmicos de Jornalismo da FAG, estava a turma do 7º período de Jornalismo da Fasul, que viajou de Toledo especialmente para o evento.
O secretário de Comunicação de Cascavel, que responde pelo departamento de Comunicação e pela Divisão de Imprensa da Prefeitura Municipal, abriu o debate afirmando que apesar de todas as discussões e ameaças de que o mercado de Jornalismo está saturado, ainda há muito espaço a ser preenchido. “Talvez nem todos cheguem ao emprego dos sonhos, mas há muitas boas vagas no mercado”, disse Júlio César, que atua no jornalismo há 30 anos.
Como porta-voz dos assuntos do Governo Municipal, o Secretário ressaltou as diferenças do trabalho de assessoria para um órgão público. “Numa prefeitura, o assessor tem obrigação de dar respostas para tudo o que se quiser saber. As cobranças são diárias e sobre o que acontece em todos os setores do município”, destacou o jornalista, que coordena uma equipe de 13 profissionais de comunicação.
Na visão da assessora de imprensa da Coopavel e coordenadora de todo trabalho de Comunicação do Show Rural, Lurdes Guerra, não há profissional melhor para as funções de comunicação empresarial do que um jornalista. Ela admite que o trabalho é complexo, já que o profissional precisa dominar as especificidades das diferentes mídias, além de ter habilidade para lidar com os diferente públicos. À equipe coordenada por Lurdes na Cooperativa cabe desde as ações de Marketing até as de Relações Públicas.
No campo das empresas de assessoria de imprensa, o empreendedorismo deve ser característica forte do profissional, segundo atestaram Clóvis Grelak, da Grelak Comunicação Ltda. e Jairo Eduardo, da Clipping News. “O assessor de imprensa precisa estar contantemente ‘vendendo’ seu produto para um público muito seletivo, que são os pauteiros dos veículos de comunicação”, resume Grelak. “Além disso, precisa acompanhar a repercussão daquilo que noticia para poder apresentar um retorno ao seu assessorado, que quer ser visto na mídia”, completa. Grelak, que presta assessoria a mais de 20 pilotos e a empresas e eventos automobilísticos inclusive nos Estados Unidos e na Europa, diz que a receita para o bom profissional é aliar talento à capacidade técnica.
Também apontando o perfil empreendedor como determinante para o sucesso do assessor de imprensa, Jairo Eduardo, que comanda a primeira empresa criada em Cascavel especificamente para as ações de assessoria, desafiou os acadêmicos mostrando que publicar a chamada “matéria paga” é muito fácil. “Porém, o público está cada vez mais exigente e o que ele quer é a verdade”, ressaltou, mostrando que a boa assessoria é aquela que descobre o que é notícia e atrai a mídia sem ter que pagar por isso. A empresa de Jairo tem, entre outros clientes, a concessionária Rodovia das Cataratas, a Associação Médica de Cascavel, a Associação dos Engenheiros Agrônomos, o Sindicato dos Trabalhadores em Cooperativas e o Sindicato dos frentistas. A professora das disciplinas de Assessoria de Imprensa dos cursos de Jornalismo da FAG e Fasul, que também é assessora de imprensa da FAG, Mariara Silva, afirma que o debate proporcionou aos acadêmicos uma visão mais ampla do papel do assessor e inclusive do mercado para este profissional na região. “Hoje mesmo as empresas ou instituições de médio porte já sentem a necessidade de um assessor de imprensa, mas muitos ainda desconhecem os resultados que a boa atuação do jornalista pode proporcionar. Para os acadêmicos, foi uma importante aula”, avalia.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel