FAG recebe vice-presidente da Marcopolo
O vice-presidente corporativo da Marcopolo S.A, engenheiro José Antonio Fernandes Martins, falou a cerca de 200 estudantes da Faculdade Assis Gurgacz, na noite da última quinta-feira.
O vice-presidente corporativo da Marcopolo S.A, engenheiro José Antonio Fernandes Martins, falou a cerca de 200 estudantes da Faculdade Assis Gurgacz, na noite da última quinta-feira. A palestra foi sobre engenharia e sobre a estratégia de internacionalização da Marcopolo, empresa responsável por mais da metade das carrocerias de ônibus produzidos no Brasil. O engenheiro esteve em Cascavel a convite do empresário Assis Gurgacz, presidente da Fundação mantenedora da FAG.
Em sua fala, Fernandes Martins observou a fase de estagnação e até de recolhimento pela qual passa o setor de transporte rodoviário no Brasil. Ele aponta a expansão do setor de aviação – especialmente as disputas tarifárias entre as empresas –, a popularização de outros meios de transporte e a precária estrutura viária do país como fatores responsáveis por tal situação.
Na visão do empresário, que ocupa cargos na presidência de mais de uma dezena de organizações por todo o Brasil, é preciso inovação e estratégia para superar as dificuldades do setor. “A empresa pode ter a melhor produção e a melhor linha, mas se não tiver estratégia ela pára”, adverte o engenheiro. “Nossa estratégia tem sido a internacionalização”, revelou o vice-presidente da Marcopolo S.A, que também é membro do Conselho Superior de Comércio Exterior (Coscex).
Atualmente, 60% da produção de carrocerias da Marcopolo é exportada. A empresa produz cerca de 1.400 unidades por mês e pretende fechar 2005 com o volume de 18 mil unidades produzidas.Além da fábrica brasileira, instalada em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, a Marcopolo tem fábricas no México, na Colômbia, na África do Sul e em Portugal.
NA FAG – Na visita que fez à Faculdade Assis Gurgacz, o engenheiro mecânico vice-presidente da Marcopolo elogiou a infra-estrutura e qualidade das instalações, em especial os laboratórios dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Telecomunicações e de Engenharia Civil. “Os acadêmicos da FAG têm condições de desenvolver trabalhos fantásticos”, avaliou, ressaltando que a Faculdade é um dos resultados da visão estratégica do empresário assis Gurgacz, pioneiro no transporte rodoviário de longa distância.
O presidente da FAG, por sua vez, disse que o caráter empreendedor dos dirigentes e da equipe da Marcopolo é o modelo que deseja aos acadêmicos de todos os cursos. “Por todo o histórico de sucesso deste engenheiro e empresário, é uma honra recebê-lo em nossa instituição”, disse Assis Gurgacz.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel