Festival de Cinema começa com grandes atrações
Parceria da Faculdade Assis Gurgacz e talento dos acadêmicos de Comunicação Social foram enaltecidos nos discursos das autoridades, na noite de abertura, sábado último, no Shopping JL.
A presença da atriz, diretora e documentarista Lucélia Santos foi a grande atração da abertura do Festival de Cinema de Cascavel, no último sábado. Depois que a platéia - formada por cerca de 400 pessoas - assistiu e se emocionou com o documentário "Timor Leste: o massacre que o mundo não viu", a estrela - sempre lembrada pelo papel de A Escrava Isaura - contou detalhes da produção e revelou seu lado espiritual ao afirmar que todos são responsáveis e podem fazer algo pelas grandes guerras que assolam o mundo. Lucélia Santos foi intensamente aplaudida e parabenizada pelos cascavelenses, que tiveram oportunidade de lhe pedir autógrafos e de posar para fotografias.
A noite de abertura também foi marcada pelos discursos de otimismo em torno da primeira edição do Festival e pela expectativa da repercussão que o evento deve provocar no meio cinematográfico. O vice-prefeito de Cascavel, Vander Piaia - que na abertura representou o prefeito Lísias Tomé - lembrou que há 240 festivais de cinema acontecendo anualmente por todo o país e que, portanto, a iniciativa de Cascavel não é inédita. "Porém, nossa grande capacidade de ir adiante fará com que o nosso evento seja apontado sempre como sucesso", desejou.
O secretário de Cultura de Cascavel, Luiz Ernesto Meyer Pereira, reforçou a idéia de que Cascavel vem se consolidando como centro de produção cinematográfica e dedicou o evento a todos os que apostam e investem nas produções locais. Além disso, o Secretário enalteceu o trabalho dos acadêmicos de Comunicação Social da FAG, que respondem pela criação de toda a arte que divulga o evento. "A FAG, que divide conosco a iniciativa para a realização do Festival, foi parceira de primeira hora", disse.
Para o diretor geral da FAG, professor Luiz Fernando Gomes Guimarães, a abertura do evento já foi o lançamento de uma semente de muita realização. "Essa edição será, certamente, a primeira de muitas outras", disse ele. "Cinema é conhecimento e conhecimento é o interesse da FAG. Por isso abraçamos esse sonho", completou.
O Festival de Cinema de Cascavel se estende até o próximo Sábado (17) e é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e da Faculdade Assis Gurgacz.
Nota de Pesar
23
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG terá horário de atendimento especial em dezembro e janeiro
22
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel