AULA MAGNA CURSO DE PSICOLOGIA - "Minha Criança Trans?"
Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. Todos os direitos humanos são universais, interdependentes, indivisíveis e inter-relacionados. A orientação sexual1) e a identidade gênero2) são essenciais para a dignidade e humanidade de cada pessoa e não devem ser motivo de discriminação ou abuso.
Muitos avanços já foram conseguidos no sentido de assegurar que as pessoas de todas as orientações sexuais e identidades de gênero possam viver com a mesma dignidade e respeito a que todas as pessoas têm direito. Atualmente, muitos Estados possuem leis e constituições que garantem os direitos de igualdade e não-discriminação, sem distinção por motivo de sexo, orientação sexual ou identidade de gênero.
Entretanto, violações de direitos humanos que atingem pessoas por causa de sua orientação sexual ou identidade de gênero, real ou percebida, constituem um padrão global e consolidado, que causa sérias preocupações. O rol dessas violações inclui execuções extra-judiciais, tortura e maus-tratos, agressões sexuais e estupro, invasão de privacidade, detenção arbitrária, negação de oportunidades de emprego e educação e sérias discriminações em relação ao gozo de outros direitos humanos. Estas violações são com freqüência agravadas por outras formas de violência, ódio, discriminação e exclusão, como aquelas baseadas na raça, idade, religião, deficiência ou status econômico, social ou de outro tipo.
Muitos Estados e sociedades impõem normas de gênero e orientação sexual às pessoas por meio de costumes, legislação e violência e exercem controle sobre o modo como elas vivenciam seus relacionamentos pessoais e como se identificam. O policiamento da sexualidade continua a ser poderosa força subjacente à persistente violência de gênero, bem como à desigualdade entre os gêneros.
Data de inicio:
19/08/2020
Local:
TRANSMISSÃO ON-LINE NA PÁGINA DO FACEBOOK PSICOFAG
Público alvo:
Psicólogos - Acadêmicos de Psicologia - Comunidade em Geral
Responsável:
SILVIO ARAUJO VAILÕES
Contato:
[email protected]
Programação:
- INÍCIO - 19h00
- ABERTURA E MEDIAÇÃO
Prof. Silvio Araujo Vailões | Psicólogo CRP - 08/17829
* Resolução 01/1999
* Resolução 18/2002
* Resolução 01/2018
* Nota Técnica 01/2019
* Nota Técnica 01/2015
- THAMIRYS NUNES
Mãe de uma criança trans de 5 anos, ativista e autora do livro "Minha Criança Trans?".
- ELIANE MAIO
Psicóloga CRP 08/02204 | Sexóloga
Inscrição