DEBATE NO ESTILO "RODA VIVA", COM CONVIDADOS EXTERNOS, PROFISSIONAIS DA ÁREA
Data de inicio:
17/08/2020
Local:
FAG
Público alvo:
Acadêmicos do 4° Período de Design de Interiores da Faculdade Dom Bosco
Responsável:
MAURO RODRIGO BIASSI
Contato:
[email protected]
Programação:
17/08/2020 MERCADO DE TRABALHO PARA O DESIGNER DE INTERIORES
Maria Paula Fontana de Figueiredo é egressa do CAUFAG e mestranda do NDR da UNIOESTE Too. Sua palestra aborda assuntos de interesse da comunidade academica em geral e, em especial de Cascavel
Data de inicio:
17/08/2020
Local:
NDR UNIOESTE
Público alvo:
professores, alunos e egressos do CAUFAG
Responsável:
SOLANGE IRENE SMOLAREK DIAS
Contato:
[email protected]
Programação:
19:30 - INICIO
20:30 - TÉRMINO
(Segunda-feira 20/07/2020 às 19h) TRILHA 1: A arte de reinventar a docência: reflexões sobre a ética do cuidado, motivação e saúde emocional;
(Terça-feira 21/07/2020 às 19h) TRILHA 2: Desenvolvimento da aprendizagem colaborativa e criativa nas aulas virtuais;
(Quarta-feira 22/07/2020 às 19h) TRILHA 3: Docência, movimento maker e empatia humana em tempos de interação remota;
OFICINA 1: Nos bastidores das aulas virtuais: Ferramentas e recursos disponibilizados pela TV FAG
OFICINA 2: Laboratórios remotos: Criando e recriando experiências práticas nas aulas online
OFICINA 3: Desafios e possibilidades no ensino das ciências exatas no formato on-line
OFICINA 4: Bem-estar e qualidade de vida no trabalho em tempos de pandemia
OFICINA 5: Empatia e conexão na prática Docente
(Quinta-feira 23/07/2020) TRILHA 4: Encontros interativos dos Colegiados de Curso;
(Sexta-feira 24/07/2020 às 19h) TRILHA 5: Tecnodocência: Os primeiros passos no uso das plataformas e ferramentas de interação nas aulas virtuais.
OFICINA 1: Recursos Interativos da Plataforma Blackboard
OFICINA 2: Práticas de mediação com as Ferramentas Google For Education (Google Meet e Classroom)
OFICINA 3: Nos bastidores das aulas virtuais: Ferramentas e recursos disponibilizados pela TV FAG
OFICINA 4: Encontro para professores orientadores das disciplinas de Metodologia Cientifica e TCC.
Data de inicio:
20/07/2020
Local:
VIRTUAL - ONLINE
Público alvo:
Docentes do Centro Universitário FAG, Faculdade Dom Bosco - Cascavel, e Faculdade Assis Gurgacz - Toledo
Responsável:
NUCLEO DE ATENDIMENTO DOCENTE
Contato:
[email protected]
Programação:
(Segunda-feira 20/07/2020 às 19h) TRILHA 1: A arte de reinventar a docência: reflexões sobre a ética do cuidado, motivação e saúde emocional;
(Terça-feira 21/07/2020 às 19h) TRILHA 2: Desenvolvimento da aprendizagem colaborativa e criativa nas aulas virtuais;
(Quarta-feira 22/07/2020 às 19h) TRILHA 3: Docência, movimento maker e empatia humana em tempos de interação remota;
OFICINA 1: Nos bastidores das aulas virtuais: Ferramentas e recursos disponibilizados pela TV FAG
OFICINA 2: Laboratórios remotos: Criando e recriando experiências práticas nas aulas online
OFICINA 3: Desafios e possibilidades no ensino das ciências exatas no formato on-line
OFICINA 4: Bem-estar e qualidade de vida no trabalho em tempos de pandemia
OFICINA 5: Empatia e conexão na prática Docente
(Quinta-feira 23/07/2020) TRILHA 4: Encontros interativos dos Colegiados de Curso;
(Sexta-feira 24/07/2020 às 19h) TRILHA 5: Tecnodocência: Os primeiros passos no uso das plataformas e ferramentas de interação nas aulas virtuais.
OFICINA 1: Recursos Interativos da Plataforma Blackboard
OFICINA 2: Práticas de mediação com as Ferramentas Google For Education (Google Meet e Classroom)
OFICINA 3: Nos bastidores das aulas virtuais: Ferramentas e recursos disponibilizados pela TV FAG
OFICINA 4: Encontro para professores orientadores das disciplinas de Metodologia Cientifica e TCC.
teste
Data de inicio:
10/07/2020
Local:
teste
Público alvo:
teste
Responsável:
PAULO CESAR FACHIN
Contato:
[email protected]
Programação:
teste
teste
Data de inicio:
10/07/2020
Local:
teste
Público alvo:
teste
Responsável:
PAULO CESAR FACHIN
Contato:
[email protected]
Programação:
teste
O Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz tem por missão promover ensino de qualidade em um ambiente de excelência em que todos queiram pertencer. Diante dessa maior intenção, a gestão democrática tem sido historicamente eixo norteador das ações institucionais.
Em consonância com essa proposta, cada curso possui, dentre todos os acadêmicos, aqueles que farão a função de representação de turma. Esses representantes assumem a responsabilidade pela comunicação entre os coordenadores de curso, setores institucionais, direção e os colegas, visando sempre o bem comum.
Os representantes escolhidos pela turma são responsáveis por promover a integração dos alunos, colaborando na reflexão das atitudes do grupo.
Data de inicio:
13/05/2020
Local:
Centro Universitário Assis Gurgacz
Público alvo:
Acadêmicos representantes de turma
Responsável:
PATRICIA BARTH RADAELLI
Contato:
[email protected]
Programação:
- Conhecer o Regimento Institucional e o Regulamento de Controle Acadêmico, para poder melhor se manifestar diante das necessidades da turma;
- Integrar-se ao grupo de representantes, tanto do seu curso, como dos demais cursos da instituição;
- Promover a integração de todos os colegas da turma;
- Buscar esclarecimentos, informações e orientações para o grupo;
- Identificar as necessidades da turma, com análise crítica e ética dos pontos ressaltados;
- Buscar a opinião consensual do grupo e defendê-la em momentos de situações decisórias;
- Participar de reuniões de representantes, agendadas pela coordenação de curso ou por outros setores institucionais e divulgar para a turma os assuntos debatidos e as decisões tomadas;
- Verificar seu e-mail com periodicidade para informar a turma sobre as questões repassadas pela coordenação de curso e demais setores institucionais;
- Participar da organização e promoção de eventos do curso e da instituição.
Desde os meados do século XIX a Medicina tem evoluído com grandes avanços tecnológicos, aprimorando cada vez mais os conhecimentos do corpo humano e suas moléstias, na busca de tratamentos eficazes.
Este processo criou uma visão mecanicista altamente eficiente no tratamento das partes, ficando o todo algumas vezes sem os recursos necessários a uma melhora mais completa e organizada.
O conhecimento do Ser humano não como um conjunto de órgãos, mas como um conjunto Biopsicossocial e espiritual têm sido o grande desafio para a Medicina. O tratamento deste conjunto amplia a capacidade de cura ou pelo menos melhora o estado físico e emocional na recuperação ou aceitação de patologias mais complicadas.
Essa tendência vem sendo seguida mundialmente, onde atualmente a Association of American Medical Colleges, Organização Mundial de Saúde e o Joint Commission on Accreditation of Healthcare Organizations (JCAHO) recomendaram incluir a humanização no cuidado e na educação médica. Associado a isso, é cada vez mais freqüente o número de entidades que oferecem apoio financeiro às escolas médicas que iniciam os cursos de Saúde e Humanização como é o caso da John Templeton Foundation e a George Washington Institute for Spirituality and Heath nos Estados Unidos.
Diversas universidades americanas possuem centros especializados no estudo da humanização como por exemplo: Duke Universitys Center for Spirituality, Theology and Health; The George Washington Institute for Spirituality and Health; Center for Spirituality and Health University of Florida; Center for the Study of Health, Religion and Spirituality Indiana State University; Medical University of South Carolina Center for Spirituality and Health; Center for Spirituality and Healing at University of Minnesota; Higher Education Research Institute at UCLA; Health Sciences Library System University of Pittsburgh Medical Center - Doctoral Dissertations on Religion and Medicine e Harvard University.
No Brasil, Saúde e Humanização já fazem parte do currículo médico nas Universidades: Santa Cecília (Santos-SP) desde 2002, Federal do Ceará desde 2004, Faculdade do Triângulo Mineiro, Federal de Minas Gerais desde 2006, Federal do Rio Grande do Norte e mais recentemente a Universidade de São Paulo e a Universidade Federal de São Paulo possuem um núcleo oficial sobre o assunto.
Fé, religiosidade, humanização e influência da prece sobre a vida, saúde e doenças estão deixando de ser apenas crendices e cada vez mais integrando-se a vida médica, aprimorando e facilitando o relacionamento médico paciente, melhorando a qualidade de vida e bem-estar de forma multidimensional (físico, mental, social, ocupacional, intelectual e espiritual). Comprovados atualmente por inúmeros trabalhos científicos em instituições de renome internacional.
Todos estes aspectos serão abordados nos tópicos desta Disciplina visando o aprimoramento cientifico e técnico na formação acadêmica, moral e espiritual dos futuros médicos.
Data de inicio:
07/03/2020
Local:
Auditório Hospital São Lucas
Público alvo:
Acadêmicos do curso na área da saúde
Responsável:
JOSÉ RICARDO PAINTNER TORRES
Contato:
[email protected]
Programação:
07/03 - PSICOSSOMÁTICA E HISTORIA DA SAÚDE - ENZIO OBANA
14/ 03 - NEUROCIENCIA E ESPIRITUALIDADE ENZIO OBANA
21/03 - MADRE TEREZA DE CALCUTÁ EXEMPLO DE MISSIONARIA NA ASSISTENCIA AOS DOENTES - WLAMIR BERTE PEREIRA
28/03 - COMPAIXÃO NA RELAÇÃO MÉDICO-PACIENTE - TOMAZ TANAKA
04/04 - ESPIRITUALIDADE E MEDICINA CARDIOVASCULAR EVIDENCIAS CIENTÍFICAS MANOEL O. ESTRELA
18/04 - SUICÍDIO E ESPIRITUALIDADE ADRIANE BACARIN
25/04 - EFETIVIDADE DA FARMACOLOGIA E ESPIRITUALIDADE * MARCOS VALÉRIO
09/05 - EUTANASIA E ESPIRITUALIDADE VLAMIR BERTE PEREIRA
16/05 - GLANDULA PINEAL - MARCOS QUIRINO
30/05 - ESPIRITUALIDADE E LONGEVIDADE - MAURO W BONATTO
06/06 - SAUDE INTEGRAL BUSCA INTERIOR ADRIANA LOPES
27/06 - ABORTO NA VISÃO DA ESPIRITUALIDDE - LAUDELINO
Uma das mais antigas instituições sociais, tem sofrido grandes
transformações em sua estrutura: a família!
O presente grupo de estudo procura desenvolver diferentes leituras
sobre as intersecções entre teoria feminista e teoria do direito, buscando
compreender a possibilidade de se desenvolver uma epistemologia feminista no
direito.
Sendo assim, corresponde a uma atividade educativa, preventiva e de
reflexão em um contexto em que (ainda) predominam as desigualdades de
gênero e a dominação masculina, através de um espaço de diálogo para que as
mulheres (acadêmicas ou não) reflitam sobre suas vidas e sobre o processo
histórico de dominação que vivenciam em suas vidas cotidianamente.
Data de inicio:
28/03/2020
Local:
SALA 4211 BLOCO 4
Público alvo:
O espaço é voltado para o aprofundamento de conhecimentos e debates,
fortalecimentos do grupo feminino e com recortes específicos e engajamento de
quem se interessa nestas pautas:
DIREITO DE FAMÍLIA
CONSTRUÇÃO SOCIAL DO SUJEITO FEMININO
DIREITO CONSTITUCIONAL
DIREITO PENAL com foco na lei Maria da Penha, Lei Carolina
Dieckmann, Lei do Feminicídio
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE
DIREITO PREVIDENCIÁRIO
Busca-se, a proposição de políticas públicas, artigos com análises e
propostas de ação, e ainda, ser suporte para a realização de projetos temáticos
ligado ao universo feminino através do Centro Universitário FAG.
Responsável:
FERNANDO LUIS INCERTI (FAG)
Contato:
[email protected]
Programação:
1- Por que quem mandava era o homem?
Origem da opressão e subordinação da mulher
Fatos sociais determinantes à independência da mulher
2- A evolução histórica dos direitos das mulheres no direito de família
brasileiro,e suas buscas por liberdade:
O Código Civil de 1916: grande influencia do Estado e da Igreja,
consagrou a superioridade do homem, incapacidade relativa da mulher
(anulação do casamento em face à não-virgindade da mulher).
artigo 242
Estatuto da mulher casada, lei .4121/62: proposta para revogação da
incapacidade relativa da mulher casada, de Romy Medeiros, advogada.
Lei do Divórcio, lei n. 6.515/77
3- Por que a palavra da mulher vale menos que a do homem?
A evolução da mulher no mercado de trabalho
8º SIMPÓSIO DE SUSTENTABILIDADE E CONTEMPORANEIDADE
Apresentação oral de trabalhos acadêmicos
Período de realização 16, 17 e 18 de junho de 2020
Horário: 14h as 18h
Data de inicio:
16/06/2020
Local:
Centro Universitário FAG
Público alvo:
Acadêmicos FAG
Interessados em publicações científicas
Responsável:
ALINE GURGACZ FERREIRA (DB - PRO)
Contato:
[email protected]
Programação:
8º SIMPÓSIO DE SUSTENTABILIDADE E CONTEMPORANEIDADE
Apresentação oral de trabalhos acadêmicos
Período de realização 16, 17 e 18 de junho de 2020
Horário: 14h as 18h
O Conexão Docente 2020/1 é um evento formativo que objetiva fortalecer a identidade profissional dos docentes da FAG na sua interação com as plataformas e recursos da Educação Virtual.
Práticas de interação com o Google Meet (18/05/2020)
PROPOSTA: Neste encontro formativo vamos explorar os recursos do Google Meet, cujo sistema de gerenciamento permite o agendamento e a exibição de aulas através de vídeos chamadas. Será uma excelente oportunidade para cada participante conhecer e compartilhar estratégias de uso operacional da ferramenta e das abordagens pedagógicas utilizadas nestas interações.
Motivação e engajamento dos estudantes (20/05/2020)
PROPOSTA: Momento para compartilharmos as dificuldades e potencialidades encontradas no engajamento dos estudantes nas Aulas Virtuais realizadas durante a Pandemia Covid-19. Nesta conexão colaborativa, iremos compartilhar procedimentos e ações que podem gerar a motivação necessária para assegurar a participação dos estudantes nas interações propostas.
Planejamento, mediação e avaliação com o Google Classroom (21/05/2020)
PROPOSTA: A ferramenta do Google Classroom (Google Sala de aula) facilita a criação de turmas e a organização das atividades de planejamento, mediação e avaliação das aulas. Neste encontro virtual os professores irão receber orientações sobre a utilização interativa desta plataforma e poderão compartilhar as experiências realizadas no processo de comunicação e organização das suas aulas (ensino remoto).
Comunicação nas aulas Síncronas (Ao Vivo) (25/05/2020)
PROPOSTA: Para assegurar a qualidade do processo educativo nas interações virtuais é importante que o processo de comunicação seja efetivo e eficiente. A qualidade nesse processo de comunicação depende de vários fatores, somados à experiência adquirida ao longo do tempo como docente e a influência do principal meio de mediação: a nossa voz. Partindo, deste enfoque, este momento formativo irá abordar algumas estratégias didático-pedagógicas de interação e de cuidados com a saúde vocal do(a) professor(a) para que cada um(a) possa aperfeiçoar as suas habilidades de comunicação e interação nas aulas síncronas (ao vivo).
Estratégias de avaliação nas aulas virtuais (26/05/2020)
PROPOSTA: O foco deste Conexão Docente será o compartilhamento das diferentes estratégias de avaliação utilizadas nas aulas de interação remota. Juntos, iremos abordar as propostas, estratégias e ferramentas avaliativas utilizadas para dar o feedback aos estudantes nas atividades individuais ou grupais, para que estes percebam como está o seu envolvimento e aproveitamento do percurso formativo.
Recursos interativos da Plataforma Blackboard I (28/05/2020)
PROPOSTA: A Plataforma Blackboard disponibiliza aulas, conteúdos, atividades materiais de apoio, salas virtuais, fóruns de discussões, web conferências e chat para contato entre professores e alunos. Neste encontro formativo vamos partilhar experiências acerca das interações realizadas nos cursos presenciais que estão utilizando este ambiente virtual de aprendizagem e explorar ainda mais o leque de possibilidades nele agregados, tais como: usabilidade, tecnologia, suporte e relatórios, etc., e que fornecem experiências engajadoras aos estudantes e docentes.
Recursos interativos da Plataforma Blackboard II(08/06/2020)
PROPOSTA: A Plataforma Blackboard disponibiliza aulas, conteúdos, atividades materiais de apoio, salas virtuais, fóruns de discussões, web conferências e chat para contato entre professores e alunos. Neste encontro formativo vamos partilhar experiências acerca das interações realizadas nos cursos presenciais que estão utilizando este ambiente virtual de aprendizagem e explorar ainda mais o leque de possibilidades nele agregados, tais como: usabilidade, tecnologia, suporte e relatórios, etc., e que fornecem experiências engajadoras aos estudantes e docentes.
Data de inicio:
12/05/2020
Local:
Google Meet
Público alvo:
Docentes do Centro Universitário FAG e Faculdade Dom Bosco.
Responsável:
NUCLEO DE ATENDIMENTO DOCENTE
Contato:
[email protected]
Programação:
(12/05) Laboratórios virtuais: novas possibilidades para ensinar e aprender (Engenharias e Saúde)
(18/05) Práticas de interação com o Google Meet;
(20/05) Motivação e engajamento dos estudantes;
(21/05) Planejamento, mediação e avaliação com o Google Classroom;
(25/05) Comunicação nas aulas Síncronas (Ao Vivo);
(26/05) Estratégias de avaliação nas aulas virtuais;
(28/05) Recursos da Plataforma Blackboard I.
(08/06) Recursos da Plataforma Blackboard II.
Com o objetivo de contribuir para a superação das dificuldades, em cálculo, dos alunos ingressantes e propiciar condições para uma recuperação paralela de conteúdos necessários para o bom desempenho em disciplinas básicas dos cursos de Engenharias, com foco para se evitar desistências e cancelamentos, pretende-se ofertar o Curso de Nivelamento em Matemática Básica.
Data de inicio:
28/03/2020
Local:
Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
Público alvo:
Acadêmicos ingressantes, com dificuldades em cálculo básico.
Responsável:
PATRICIA BARTH RADAELLI
Contato:
[email protected]
Programação:
- Conceitos básicos de cálculo: Conteúdo teórico e resolução de exercícios.
O ensino de História e o papel do professor
Data de inicio:
28/05/2020
Local:
Centro Universitário FAG
Público alvo:
Educação e História
Responsável:
MARILENE LEMES MARQUES SALVATI
Contato:
[email protected]
Programação:
O ensino da Historia e o papel do professor
O evento será dividido em dois momentos:
3º Jornada da Associação de Terapia Cognitiva/PR (08/05/2020)
1º Workshop TCC FAG (09/05/2020)
Data de inicio:
08/05/2020
Local:
Centro Universitário FAG
Público alvo:
Estudantes de psicologia, estudantes de medicina, psicólogos e psiquiatras e demais áreas relacionadas.
Responsável:
CLAUDIA BARBOSA
Contato:
[email protected]
Programação:
3º JORNADA ATC/PR - 3º JORNADA ASSOCIAÇÃO DE TERAPIAS COGNITIVAS DO PARANÁ
08 de maio 2020
PROGRAMAÇÃO
7H30H ÁS 8H CREDENCIAMENTO ANFITEATRO
8h00m ABERTURA
8h15m TERAPIA FOCADA NA COMPAIXÃO
Nazaré Almeida
Psicóloga CRP 08/12918 - Foz do Iguaçu-Pr.
10h00m INTERVALO
10h15m BIPOLARIDADE E INTERVENÇÕES NA ABORDAGEM COGNITIVO-COMPORTAMENTAL
Milton de Paula Junior
Psiquiatra CRM 20.266/RQE 12.335/16.982 Maringá-Pr.
13h30m PSICOLOGIA POSITIVA
Camila Bertuzzi Pereira
Psicóloga CRP 08/14930 - Maringá/Pr
15H15 INTERVALO
15h30m - MINDFULNESS APLICADA NA TCC
Jocilmar de Jesus Bardi Júnior
Psicólogo CRP 08/21391 Maringá/PR.
1º WORKSHOP TCC FAG
09 de maio 2020
PROGRAMAÇÃO
7H30H ÁS 8H CREDENCIAMENTO ANFITEATRO
8h00m 17H00m A TCC APLICADA A CASOS DE DIFÍCIL MANEJO
Paulo Knapp
Psiquiatra CRM 11253RS
A SIPAT é um evento que anualmente é promovido pelo SENAI e nesse ano, com o objetivo de fazer uma ação com a comunidade e contribuir para a saúde e bem-estar dentro das empresas, os Estagiários de Psicologia ficarão responsáveis pelas atividades do segundo dia da SIPAT, Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, envolvendo os aprendizes, equipe administrativa e professores, dando ênfase ao tema Saúde Mental do Trabalhador e para realizações da atividades também estaremos no encerramento das atividades distribuindo aos participantes pipocas e algodão doce e para tanto, será necessário o uso das máquinas da FAG e também fazer o momento de fotos, também com apoio da FAG, as quais poderão ser veiculadas nas mídias de nossa Instituição de Ensino Superior, Instagram e Facebook, dessa maneira também já registrando o apoio para realização desse evento.
Data de inicio:
15/04/2020
Local:
Senai Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial
Público alvo:
Jovem Aprendiz
Professores
Equipe Administrativa
Professores
Estagiários.
Responsável:
SILVANA BATISTA MOREIRA LOPES
Contato:
[email protected]
Programação:
13:30 - Recepção e entrega de materiais
14:00 - Abertura Oficial
14:30 - Palestra Saúde Mental: Um Olhar Humano ao Individuo nas Organizações.
16:00 - Aplicação de Dinâmica: Eu o Outro e as Organizações.
16:30 - Feedback e confraternização.
Este projeto ressalta um dos propósitos do Núcleo de atendimento e Apoio ao Estudante que é promover condições para maior integração dos alunos à comunidade acadêmica, levando-se em consideração suas necessidades e potencialidades no decorrer do processo de ensino e aprendizagem.
No Ensino Superior, dentre os grandes desafios - que incluem muito aprendizado, conteúdos, provas, notas encontra-se a adaptação às novas necessidades desse período. Assim, o evento Encontro dos Calouros tem por objetivo promover o acolhimento e a integração dos calouros e seus pares acadêmicos, com atividades que serão desenvolvidas em dois momentos:
Primeiro: Palestra com Pró-Reitor Acadêmico e Gincana de Integração;
Segundo: Jogos do Integração dos Calouros JIC.
Data de inicio:
10/03/2020
Local:
Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz
Público alvo:
Acadêmicos Ingressantes primeiro semestre de 2020
Responsável:
PATRICIA BARTH RADAELLI
Contato:
[email protected]
Programação:
Encontro dos Calouros -
Palestra Primeiros Passos Acadêmicos - Pró-Reitor Acadêmico
Gincana de Integração
Jogos de Integração dos Calouros
Este site coleta dados para melhorar a sua experiência com os nossos serviços. Assim, para que fique ciente de todas as informações que coletamos e para quais finalidades, sugerimos que conheça a nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE. Ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.