Letras - Libras realizou evento em alusão ao Dia Nacional da Libras
No dia 24 de abril é comemorado o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras), língua usada pela maioria dos surdos em todo o País. A data foi escolhida em razão da publicação, nesse mesmo dia, da Lei Federal nº 10.436/02, que trata da Língua de Sinais Brasileira. A ocasião é descrita pela comunidade surda como uma grande conquista pelo reconhecimento da língua cuja expressão se dá pela modalidade visual-espacial.
O dia marca, também, anos de lutas dos surdos pelos seus direitos tanto linguísticos quanto culturais. O curso de Letras uniu-se à Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Toledo (Apada) para lembrar e comemorar esse dia para a comunidade surda.
Perante a lei, o conceito de Libras é descrito como forma de comunicação e expressão da comunidade surda. Além do reconhecimento linguístico, a lei também serviu de alicerce para uma série de políticas públicas, dentre as quais, destaca-se a inserção do curso de graduação em Língua de Sinais Brasileira nas universidades públicas. Em seu artigo 2º, a lei prescreve, também, que "Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil." Dessa forma, pensando na acessibilidade para os surdos, há que haver empenho de instituições públicas e privadas na difusão da Libras para que toda pessoa surda tenha o direito de acesso a serviços e conhecimentos de forma clara e precisa.
Além da conquista da lei, houve também a regulamentação, pelo Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que dispõe sobre a inserção da Libras como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
Para a coordenadora do curso na instituição, Janice Salvador, as línguas de sinais são apresentadas como línguas naturais. “A libras é como uma língua materna das comunidades surdas, não se trata apenas de gestos soltos, são utilizados pelos surdos para facilitar a comunicação, são línguas com estruturas gramaticais próprias, sendo compostas por níveis linguísticos como o fonológico, o sintático, o morfológico e o semântico, ou seja, assim, uma pessoa que entre em contato com uma língua de sinais estará se apropriando de outra língua, como o espanhol ou o inglês”, explica.
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
2025 Toledo
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel
2025 Cascavel