Estudantes de Comunicação Social realizaram apresentação de seminários
Na terça feira, 9 de junho, os estudantes dos 3º períodos dos cursos de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda apresentaram trabalhos fundamentados no tema “A Representação da Mulher na Mídia: Um olhar a partir do Jornalismo e da Publicidade e propaganda”, partidos dos estudos semióticos coordenados em sala durante o mês de maio, na disciplina de Semiótica I, sob a supervisão do professor e mestre, Claudemir Hauptmann.
O objetivo das apresentações foi mostrar para a comunidade acadêmica e representantes da sociedade civil organizada, por meio de um seminário produzido e organizado por alunos, fatores importantes sobre a representação da mulher na mídia. A meta é, a partir do seminário, acender um debate sobre o tema e promover, entre os graduandos de Comunicação Social, uma reflexão sobre o exercício profissional e a forma como a mulher vem sendo representada em suas produções.
Para a estudante do curso de Jornalismo, Camila Larissa Angst, falar em público é sempre um desafio. “Somos comunicadores é preciso aproveitar oportunidades como essa para praticar e adquirir desenvoltura necessária para transmitir a ideia de forma clara. Tivemos um alto nível de debate. O pessoal conseguiu captar bem a proposta dos grupos e proporcionar uma discussão legal sobre o tema. A disciplina de Semiótica é de grande importância porque busca esclarecer o que não está totalmente explícito nas mídias e que o senso comum não consegue perceber desta maneira como foram analisados. Não podemos esquecer que a responsabilidade de mudança depende de nós, comunicadores, por meio da nossa reflexão e trabalho poderemos buscar essa mudança que a sociedade tanto precisa”, explica Camila.
Segundo o professor, o recorte da apresentação será a representação da mulher na mídia, quase sempre apresentada de forma estereotipada, vítima de uma sociedade e de um modelo predominantemente machista, sexista. “O seminário é importante como forma de suscitar o debate entre graduandos de comunicação social e profissionais de mercado com representantes da sociedade civil organizada como forma de chamar a atenção de todos para a importância do impacto da mídia na sociedade, a partir da construção de consensos”, explicou.
Os alunos apresentaram análises de caso, fazendo uma série de provocações sobre a representação feminina na mídia dando rumos acalorados ao debate que foi realizado a seguir. Ao final das apresentações, foi iniciado o debate com a comunidade presente.
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