Curso de Letras-Libras realizou viagem de estudos ao Rio de Janeiro

24/07/2015


O curso de Letras-Libras realizou viagem de estudos ao Rio de Janeiro (RJ) entre os dias 02 e 05 de julho. A viagem objetivou a realização de visita ao Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) e à Festa Literária de Paraty (Flip).
 
Os acadêmicos foram acompanhados pela intérprete do curso, Maria Helena Nunes, e pela coordenadora e professora de Letras, Janice Salvador. O grupo iniciou a viagem no dia 02 de julho, saindo da Fasul, às 8h, com direção ao Rio de Janeiro. A chegada deu-se às 7h do dia 03 de julho. Às 10 horas do mesmo dia, o grupo foi recebido no INES, pela professora Teresinha, que conduziu a visita às instalações da escola e apresentou vídeo institucional.
 
O INES é uma instituição federal, da qual emanam materiais e subsídios às políticas nacionais relacionadas aos surdos, oferecendo todos os níveis de ensino, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, com a oferta da Pedagogia Bilíngue.
 
O Instituto foi criado em 1857 e configura-se como a primeira escola de surdos do Brasil. Segundo Janice, a viagem agregou experiência na formação dos estudantes. “Foi uma visita interessante, porque demonstrou aos acadêmicos, desafios enfrentados pela comunidade surda em todos o país e, por consequência, dificuldades enfrentadas pelas instituições de ensino”, explicou.
 
Na tarde de sexta-feira e no dia 04 de julho, o grupo conheceu alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro como as praias de Copacabana e Ipanema, o Forte, O Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e a Lapa. Com o roteiro, além de conhecer a geografia, os alunos tiveram contato com um pouco da cultura e da língua local. “Foi possível apreciar as escolas militares, o Instituto Benjamin Constant, que é uma escola para pessoas cegas, apreciar a arquitetura barroca e neoclássica dos prédios antigos da cidade, as ruas pitorescas, com seus pequenos restaurantes e bistrôs”, acrescentou Janice.
 
No dia 05 de julho, o grupo dirigiu-se à cidade de Paraty para realizar a visita à FLIP. “Essa visita constituiu uma verdadeira aula de história, Paraty é uma cidade histórica, que mantém a arquitetura original, as ruas e muros construídos por escravos, os barcos coloridos, restaurantes pitorescos, igrejas que contam a história do Brasil pela divisão entre brancos, negros e indígenas, mulheres e homens, ricos e pobres. A paisagem da cidade foi um dos momentos privilegiados da visita. De acordo com informações obtidas no site oficial de Paraty, há divergências sobre a data de fundação da cidade, que varia entre os anos de 1540 até 1606”, afirmou. Paraty foi a primeira cidade brasileira a ter sua autonomia política decidida por escolha popular. A decadência econômica coincidiu com a decadência da extração e exportação do ouro, em meados do século XVIII.
 
Com a ciclo do café e da cana-de-açúcar a cidade, nos séculos XIX e XVIII, respectivamente, com a abertura de um novo caminho ferroviário entre Rio e São Paulo, e com a abolição da escravatura em 1888, Paraty permanece isolada do país por décadas. O isolamento involuntário foi, paradoxalmente, o que preservou não só a estrutura arquitetônica urbana da cidade como também seus usos e costumes. Além desses aspectos, a cidade sedia a FLIP, que, em 2015, homenageou o escritor Mário de Andrade.
 
A FLIP é um festival literário que ocorre anualmente na cidade de Paraty, normalmente na primeira quinzena de julho, dura apenas cinco dias (de quarta-feira a domingo)e conta com uma programação de quase 200 eventos, distribuídos em: Programação Principal, FLIP - Casa da Cultura, FlipZona e Flipinha, além da OFF-FLIP, um circuito paralelo de eventos literários que ocorre no mesmo período.
 
A primeira Festa Internacional de Paraty ocorreu em 2003, colocando Paraty no roteiro mundial de eventos literários. Desde seu primeiro ano, a FLIP passou por algumas modificações como a mudança de nome, passando de Festival Literário Internacional de Parati para Festa Literária Internacional de Parati. A palavra Parati escreve-se com i, pois significa para ti, para você.
 
A programação da FLIP começa numa quarta-feira com uma conferência de abertura e um show. O evento principal conta com aproximadamente vinte “Mesas” onde os autores debatem e lêem trechos dos seus livros. As Mesas podem ser vistas na Tenda dos Autores, um auditório de 850 lugares, ou ao vivo em telão com tradução simultânea. A FlipZona e a Flipinha são uma série de eventos culturais, incluindo oficinas, peças de teatros e conversas com autores, para adolescentes e crianças, respectivamente. Pré-estreias e exibições de filmes, leituras de peças teatrais, exposições e debates ocorrem na Casa da Cultura de Paraty como programação oficial da FLIP.
 
Paralelamente à FLIP, ocorre as programações não oficiais, especialmente aquelas organizadas pela OFF-FLIP e por editoras que alugam algumas casas dentro do centro histórico para realização de eventos voltados à literatura.

“A Festa Literária de Paraty produz um ambiente cultural muito inspirador. A cidade é invadida pela leitura, pela literatura, pela música, pela arte de modo geral, que estão nas praças, nas árvores, nas livrarias, nos cafés, enfim, em toda Paraty. A viagem foi um momento singular na trajetória de todo”, finalizou Janice.
1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel