Letras realizou Projeto Integralizador e primeira etapa do projeto Cinema em Prá
No dia 17 de setembro, os estudantes do curso de Letras-Libras realizaram mais uma edição do Projeto Integralizador com o objetivo de comemorar a nota 4 obtida pelo curso no processo de reconhecimento realizado do início do mês.
Os estudantes se reuniram junto a coordenação e aproveitaram para agradecer de forma especial o comprometimento dos acadêmicos e professores com o curso, o que culminou com a conquista da nota, que muito orgulha o grupo todo.
Além da confraternização, realizou-se também a primeira etapa do projeto intitulado “Cinema em práticas pedagógicas”, com a discussão baseada no filme “Sociedade dos Poetas Mortos”. Inicialmente, os alunos assistiram ao filme e, na sequência, a professora Janice Salvador intermediou a discussão e análise do filme.
Segundo Janice, a escolha da temática deu-se em função de o cinema apresentar uma proposta educativa evidente. “Esse tipo de ação representa um instrumento de mudança social, pelas vias das técnicas e da ciência. Como ferramenta educacional, o cinema percorre etapas importantes como a impressão da realidade, identificação e interpretação. Oferece, portanto, a oportunidade de enfocar aspectos históricos, literários, éticos e linguísticos”, explicou.
Considerada uma ferramenta de trabalho motivadora, inovadora e interdisciplinar, o cinema possibilita o envolvimento de várias disciplinas e conteúdos programáticos. “O professor, ao optar por esta metodologia deve estar preparado para buscar todas as fontes possíveis, tomando como base o contexto sócio-histórico-cultural,” enalteceu Janice.
O primeiro filme a ser assistido foi “Sociedade dos Poetas Mortos”, estrelado pelo ator Robin Williams, dirigido por Peter Weir. “A escolha pelo filme deu-se em razão de se considerá-lo emblemático de uma visão de escola, de mundo e de conhecimento. Algumas frases são representativas do conteúdo e da visão perpassada pelo filme como por exemplo ‘Na vida há tempo para se arriscar e tempo para se ser cauteloso, e um homem sensato sabe qual é a altura certa para cada uma destas coisas’. Outra frase nesse sentido é ‘Quando você pensa que conhece alguma coisa, você tem que olhar de outra forma. Mesmo que pareça bobo ou errado, você deve tentar!’. Outra frase enfática do filme é ‘Garotos, vocês devem se esforçar para encontrar suas próprias vozes. Porque quanto mais vocês esperarem para começar, menos provável que vocês possam encontrá-la’,” citou Janince.
O filme se passa nos Estados Unidos, em Vermont, uma escola só para meninos, cujo objetivo principal era a preparação para o ingresso em universidades. A Academia Welton tem como pilares a tradição, a honra, a disciplina e a excelência, os quais expressam o papel de aparelho ideológico que a escola assume: ordem, disciplina eram usados para oprimir a expressão e a valorização do pensamento livre. “No filme, a escola é dura e tradicional e podemos observar o papel do diploma como instrumento da hierarquização. A escola apresenta características padronizadas que formam certas áreas do conhecimento e da produção humana, reconhecendo que o conhecimento é um recurso social escasso. A reunião com os acadêmicos foi um momento especial na cadeia de atividades desenvolvidas pelo curso”, concluiu Janice.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel