Letras participou da Semana Literária do SESC
Os acadêmicos do 2º período de Letras – Língua Portuguesa e Libras participaram da Semana Literária do SESC em atividade realizada no dia 29 de setembro.
A atividade consistia em uma mesa redonda intitulada “Aonde eu não estou as palavras me acham” (Manoel de Barros, “Livro sobre nada”, 1996). Segundo proposta do evento, são escritores que, fora do conforto de suas casas e escritórios, percorrem, em caravana, cidades do interior do Paraná, com o objetivo de levar a poesia onde o povo está em relação à poesia e falar da poesia, considerada gênero popular.
As pessoas que sonham em ser escritores, começam a vida desenhando versos, quem se apaixona, mesmo que não seja poeta, acaba rimando amores. Por permanentes estrangeiros, fora do lugar comum, poetas e escritores são encontrados pelas palavras onde quer que estejam e são capazes de levá-la ao mundo em sua forma mais bela.
Na mesa redonda, participaram o escritor e professor da ESPM e da Escola de Comunicações e Artes da USP, onde fez mestrado e doutorado em Ciência da Comunicação, Anzanello Carrascoza,
Anzanello publicou os romances “Aos 7 e aos 40” (2013), “Caderno de um ausente” (2014) e as coletâneas de contos “O volume do silêncio” e “Amores mínimos”, entre outras. Tem vasta obra infantil e alguns de seus livros receberam prêmios como o da Fundação Biblioteca Nacional, Jabuti, APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) e Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Ainda na composição da mesa redonda, o escritor e compositor, Braulio Tavares, com mais de 60 músicas gravadas por artistas como Lenine, Antonio Nóbrega, Elba Ramalho, Tim Maia e Maria Rita. Como escritor, já ganhou o Prêmio Jabuti de Literatura Infantil, o Prêmio Caminho de Ficção Científica (em Portugal), o Prêmio APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) de Literatura Infantil e o Prêmio Shell de Teatro e, ainda, Luisa Gesler, autora de “Contos de Mentira” (2011), finalista do Prêmio Jabuti e vencedora do Prêmio Sesc Literatura, categoria Contos, e de “Quiçá” (2012), finalista do Prêmio Jabiti, do Prêmio São Paulo de Literatura, do Prêmio Machado de Assis e vencedora.
Segundo a coordenadora do curso, Janice Salvador, o contato com a poesia floresce o senso dos estudantes e a essência ligada a arte a cultura. “Para os acadêmicos, a oportunidade de participar de eventos literários e culturais amplia os conhecimentos e sensibiliza os sentidos”, concluí a coordenadora.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel