Denise Dumke é a nova intérprete do curso de Letras-Libras
A egressa da Faculdade Sul Brasil (Fasul), Denise Dumke é a nova intérprete do curso de Letras - Língua Portuguesa e Libras.
Denise fez parte da primeira turma do curso de licenciada em língua portuguesa e língua brasileira de sinais pela própria instituição e vai atuar junto a duas alunas com deficiência auditiva do próprio curso.
Para a coordenadora do curso, Janice Salvador, a Denise passou de acadêmica à colega de trabalho. “É para todos um motivo de muito orgulho e de confiança no trabalho realizado. Assim, o curso também cumpre sua responsabilidade social de garantir as condições adequadas de acessibilidade ao ensino superior às pessoas surdas, com competência técnica e compromisso com a formação humana”, explicou a coordenadora.
CURSO
O curso de Letras – Língua Portuguesa e Libras da Faculdade Sul Brasil (Fasul) é o único curso da região que oferece a licenciatura em Libras e já realizou várias atividades junto à comunidade de Toledo e região com o objetivo de dinamizar as situações de interação entre instituição de formação de professores e comunidade para que os egressos do curso desenvolvam ainda mais sua capacidade de análise e compreensão da realidade socioeducacional.
Dentre elas estão as que possibilitaram a integração entre o curso, escolas e outras instituições. Os acadêmicos participaram da Semana Literária do SESC de Toledo, de eventos recreativo-culturais em escolas municipais, como o Momento da Poesia da Escola Municipal Dr. Borges de Medeiros e na associação da Coamo. Realizaram também oficinas de contação de histórias em língua portuguesa e Libras e curso de aperfeiçoamento em LIBRAS para a comunidade.
O curso também buscou promover a responsabilidade social por meio de campanhas de apoio a instituições como a Associação de Familiares e Amigos dos Autistas de Toledo (VIDA), ao Dia Mundial de Conscientização da Síndrome de Down e ao Dia Nacional do Surdo em conjunto com a APADA, ao projeto GELOTECA, da Escola Municipal de Walter Fontana com destaque ainda para o projeto “A voz do Silêncio”, o qual tem levado a Libras para toda a comunidade através da interpretação de músicas pelos acadêmicos do curso.
Foram realizadas apresentações pelos acadêmicos do 4º período em escolas como André Zenere, Ari Arcássio Gossler e Shirley Lorandi e no Teatro Municipal de Toledo a pedido da Escola Municipal Egon Werner Bercht , além de apresentações em outros eventos. Com essa iniciativa, os acadêmicos têm alcançado bom desenvolvimento da língua brasileira de sinais de modo criativo, significativo e possibilitando a disseminação da Libras.
O curso está iniciando o projeto “Língua Portuguesa para estrangeiros” a fim de favorecer a inserção de senegaleses e haitianos à comunidade com o objetivo de enriquecer o universo cultural dos acadêmicos e a compreensão de questões étnicas, de gênero e ambientais, o curso ainda realiza semanas acadêmicas, aulas magnas, palestras e oficinas de produção de material e alternativas metodológicas para o ensino de Língua Portuguesa e Libras e para isso, em 2015, o curso realizou duas viagens técnicas. A primeira a Foz do Iguaçu, onde, além dos pontos turísticos, os acadêmicos visitaram a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) a fim de conhecer os projetos de preservação do património cultural e ambiental desenvolvidos pela universidade.
A segunda viagem foi para o Rio de Janeiro, onde o grupo visitou o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) e para Paraty visando a visitação ao patrimônio histórico e à Festa Literária Internacional de Parati (FLIP).
Segundo a coordenadora do curso, Janice Salvador, são ações assim que agregam valores ao curso. "Com ações como essas descritas, o curso busca desenvolver as competências técnicas, políticas, éticas e estéticas dos acadêmicos, assegurando-lhes domínio de técnicas, conteúdos, metodologias, linguagens, tecnologias e inovações que garantam uma formação profissional de qualidade”, explica Janice.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel