Egressos de Jornalismo conquistaram o Prêmio Sangue Novo de Jornalismo
No dia 7 de abril, as egressas do curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Faculdade Sul Brasil (Fasul), Camila Andrade, Mirely Lins Weirich e Sindy Spohr foram premiadas em duas diferentes categorias do Prêmio Sangue Novo de Jornalismo Paranaense, em Curitiba.
O Prêmio busca contribuir para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas de Jornalismo reconhecendo estudantes que destacam-se em trabalhos desenvolvidos e conta com o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (SindijorPR).
Para a jornalista Camila Andrade, premiada na categoria vídeo documentário com o segundo lugar, o material inscrito foi o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que trata sobre o suicídio entre os jovens indígenas nas aldeias de Guaíra, desenvolvido juntamente com a jornalista e também egressa da Fasul, Sindy Spohr, orientadas pela professora Rosselane Giordani. “O Prêmio é muito importante por incentivar e reconhecer o trabalho jornalístico dos estudantes do Paraná, mas principalmente por fomentar o Jornalismo engajado. Na nossa categoria por exemplo, o primeiro lugar foi para um trabalho sobre Juventude MST e o terceiro para um trabalho sobre a batalha do centro cívico. Foi muito gratificante ser premiada com um trabalho tão importante para a comunidade em questão”, explicou camila.
Segundo a egressa Sindy Spohr, a oportunidade de intercâmbio com outros jovens jornalistas do evento de entrega da premiação, jovens de todo o Paraná marcou. “Foi uma honra estar entre tantos profissionais e futuros profissionais jornalistas. Me sinto orgulhosa de participar com um trabalho que demandou de muita dedicação ao lado de minha colega”, enalteceu Sindy.
A egressa Mirely Lins Weirich também inscreveu o TCC em uma categoria nova do prêmio classificada como Pesquisa em Jornalismo e foi orientada pelo professor da instituição, Leonardo Pereira Menezes. “Foi muito gratificante ser reconhecida pelo Sindijor, afinal de contas como muitas pessoas assinalaram no desenvolver da pesquisa, meu projeto foi muito ousado e até corajoso por tratar da influência da política dentro do jornalismo”, comentou.
Com o objetivo de colocar em xeque a rotina produtiva do jornalista, incentivando o profissional a pensar em sua postura dentro das redações, exercendo a ética profissional, fazendo com que os jornalistas reflitam o tema política seguindo o viés de aprimoramento do fazer jornalístico. “Meu objetivo foi fazer que os profissionais citados percam um pouco desse ‘medo’ dos políticos, para que o jornalismo seja mais livre e mais limpo. Também vejo essa conquista como uma forma de incentivar os demais estudantes desenvolverem projetos voltados não só para prática jornalística, mas também para a teoria, a pesquisa, para os estudos aprofundados em jornalismo e comunicação, que hoje ainda são pouco fomentados no Brasil”, finalizou.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel