Letras realizou a V Jornada Acadêmica
Nos dias 4, 5 e 6 de maio, os estudantes do curso de Letras participaram da V Jornada Acadêmica de Letras e contaram com a presença de estudantes do curso de formação de docentes do Colégio Estadual Presidente Castelo Branco (Premen) e professores da Rede Estadual de Ensino de Toledo.
O evento foi realizado no auditório e em salas específicas da instituição, compondo as ações desenvolvidas pelo curso de Letras da Faculdade Sul Brasil (Fasul) com o objetivo de implementar o processo de formação dos acadêmicos e de buscar a integração com a comunidade educacional do município.
Na edição, a Jornada Acadêmica de Letras propôs o tema "As Mídias na Práxis Docente" com o foco na relevância da questão na qual se discutem os processos de ensino e aprendizagem da contemporaneidade. Perante as divergências, embates e dificuldades que, muitas vezes, permeiam o cotidiano da escola, os alunos se relacionam com as mídias de uma forma e a escola, de modo geral, se relaciona de outro.
Durante o evento foram realizadas duas palestras. A primeira, com a professora doutora, Eliana Lisbôa, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que palestrou sobre os dispositivos móveis. A segunda foi proferida pela professora Vera Pagnussatti que desenvolveu o assunto em torno das estratégias passíveis de serem aplicadas utilizando-se as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para colocar os alunos no enredo da atualidade.
Na terceira noite do evento, foram realizadas seis oficinas voltadas às mídias na educação na língua portuguesa, na língua brasileira de sinais e na contação de histórias com reflexões em torno da temática.
Segundo a coordenadora do curso na instituição, Janice Salvador, a jornada conservou uma característica cultural e literária. “Contamos com artistas que deram ao evento um tom esteticamente sensível e humanizador. De caráter significativo, proporcionou uma interação entre acadêmicos, estudantes e professores de outras instituições. Nessas mediações se dão encontros e aprofundamentos que se integram ao conteúdo ministrado em sala de aula, alargando os horizontes e perspectivas de nossos acadêmicos,” explicou a coordenadora.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel