Arquitetura e Urbanismo FAG: 15 anos de história
Hoje (19), a partir das 19h, no Anfiteatro da Reitoria, toda essa história será lembrada em um evento de comemoração
O Centro Universitário FAG celebra hoje (19) mais um marco em sua história. O Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAUFAG) completa 15 anos de uma trajetória repleta de crescimento e crescimento, tendo ajudado a aprimorar o mercado regional e a realizar sonhos dos que antes precisavam ir longe para se tornar um arquiteto e urbanista. O curso debuta, aliando a maturidade pelo que já foi construído e a jovialidade de quem busca sempre o novo.
Nesta uma década e meia, 593 profissionais saíram daqui graduados, formados, preparados e capacitados para o exercício da função em todos os setores em que um arquiteto e urbanista pode atuar. 547 acadêmicos hoje estão nas diferentes etapas do curso, na expectativa de fechar um ciclo e poderem estar a serviço do mercado, usufruindo de um bloco construído pensado para atender a demanda do curso e das Engenharias. Os alunos têm à disposição, além das salas de aula e dos espaços para o desenvolvimento de diversas atividades, 10 laboratórios.
Quem começou a trilhar esse caminho à frente do curso foi o renomado arquiteto Luiz Alberto Círico. Atualmente, é de Solange Smoralek Dias a função de oferecer as diretrizes e comandar colegiado e corpo discente. Ela elenca três principais avanços conquistados pelo curso: O reconhecimento da importância dos estágios de responsabilidade social pela sociedade do Oeste do Paraná; a produção científica do TCC; e o nº de egressos aceitos em programas de mestrado. "O curso amadureceu, está preparado para o mercado e para a academia. Preparamos os nossos egressos com responsabilidade social, formamos arquitetos cidadãos", expõe.
O reconhecimento vem das entidades representativas também. "A FAG é uma referência no Paraná. Prova disso é que a região tem os melhores índices de egressos no mercado de trabalho. Esta qualidade se refletiu na estrutura e também na qualidade dos formados aqui", elogia o Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAUPR), Jeferson Dantas Navolar. "O curso representou um divisor de água, fazendo com que muitas pessoas não precisassem sair daqui para uma formação de qualidade", complementa o conselheiro do CAU, Nestor Dalmina.
Dos que já saíram, existe a lembrança dos anos passados no curso e o que eles representaram. "Tive um crescimento gradativo dentro do curso. A formação me possibilitou ter um conhecimento amplo da importância da Arquitetura e as diferentes formas de executá-la. O curso sempre me instigou a ir além, a ir atrás do novo, ir atrás da transformação", cita o egresso Rodrigo Bandiera.
FESTA
Hoje (19), a partir das 19h, no Anfiteatro da Reitoria, toda essa história será lembrada em um evento de comemoração. Os 15 anos do curso serão celebrados entre Coordenação, corpo docente, alunos, egressos e convidados. Após as apresentações, um coquetel será servido no Bloco I.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel