Acadêmicos de Fisioterapia participam de Semana Acadêmica

O evento foi realizado durante dois dias com palestras e minicursos

23/05/2017


O curso de Fisioterapia do Centro Universitário FAG promoveu nos dias 18 e 19 de maio a Semana Acadêmica. Os alunos participaram de palestras e minicursos. Na quinta (18), foram três minicursos: "Manuseios e técnicas para a reabilitação do paciente adulto com disfunção neurológica"; "Peelling e Associações para Tratamentos Faciais" e "Osteopatia no Ambiente Hospitalar".

À noite, no Auditório do Bloco IV, os estudantes participaram da palestra com o fisioterapeuta, Bernardo Amaranti de Lara, sobre Fisioterapia Neurofuncional no Adulto: Seletividade de movimento e função. "Fiquei muito feliz em ver a grandiosa estrutura que a FAG disponibiliza para os alunos. O ambulatório onde tivemos o minicurso é muito completo e organizado. Dificilmente vemos uma estrutura tão boa com as especialidades integradas. Fiquei feliz também em ver o comprometimento dos alunos tanto no minicurso quanto na palestra. Todos interessados e envolvidos com as atividades. Sinal que estão tendo uma boa orientação! Sempre é muito boa essa oportunidade de compartilhar o que aprendemos em nossa caminhada e passar as experiências positivas e negativas para os alunos. É muito gratificante poder participar do processo de formação de novos profissionais", pontua Bernardo.

Na sexta, os minicursos foram sobre: "Manuseios e técnicas para a reabilitação do paciente adulto com disfunção neurológica"; "Fisioterapia e os Recursos da Medicina Tradicional Chinesa" e, "Oncologia para fisioterapeutas: conceitos, avanços científicos, perspectivas e a inserção profissional". Já à noite, no Auditório do Bloco IV, a palestra foi sobre "Cross Pilates".

O evento foi organizado pelos próprios alunos. Os temas foram escolhidos por eles mesmos, como confirma a professora Liziana Vieira. "Nosso objetivo é fazer com que os alunos vivenciem essa prática. São eles que decidem e, a partir dos escolhidos, vamos atrás de profissionais para explicar melhor sobre isso. Então esses profissionais trazem conteúdo sobre a prática e experiência para acrescentar conhecimento aos alunos, para que eles tenham mais opções terapêuticas para exercerem com os nossos pacientes", explica.

Andreia Koch Vieira, acadêmica do 9° período de Fisioterapia, conta como foram as práticas dos minicursos. "Foi bem interessante porque é uma realidade que a gente não vê muito na graduação. Nós vemos o paciente com paralisia, paraplegia, mas agora a gente pode ver esse paciente na prática, no treino esportivo, temos esse acompanhamento, muito interessante legal e diferente", enfatiza.

Para a coordenadora do curso, Leda Paes Walcker o resultado da participação dos acadêmicos foi positivo. "Mais de 90% dos alunos participaram da Semana Acadêmica, percebemos que eles gostam muito dos minicursos, por serem específicos e práticos. São dois momentos: o da prática e o contato com o profissional a partir das palestras, que é onde eles conhecem mais a fundo os temas, tendo uma visão geral do assunto", conclui.


1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel