Alunos apresentam trabalhos e participam de oficinas no 4° Congresso da Educação
Cursos de Letras, Pedagogia, Educação Física, Psicologia e Fonoaudiologia participaram das Comunicações Orais
Os cincos cursos participantes do 4º Congresso de Educação (Pedagogia, Letras, Educação Física, Fonoaudiologia e Psicologia) desenvolveram pesquisas ao longo do semestre e apresentaram os banners no saguão do Bloco 2. As apresentações foram feitas para uma banca, que avaliou os mais de 200 trabalhos.
O Coordenador de Educação Física, Vitor Cesar Moreira explica que o principal objetivo é fazer com que os alunos tenham curiosidade em desenvolver pesquisas e que a iniciação cientifica é uma das bases fundamentais nos trabalhos. "Às vezes o aluno está na sala de aula e fica muito focado na turma, com a preocupação de fazer as atividades, e se cobrando de qual maneira irá executar a profissão, de como ser um profissional. Aqui ele é instigado a desenvolver pesquisa, buscar fontes, muitos foram fazer trabalhos de campo. Essa iniciação cientifica é a base fundamental hoje nas Comunicações Orais", relata.
A acadêmica do 5° período do curso de Pedagogia, Evellin Cristina Miodutzki, conta que o tema de seu trabalho foi escolhido porque muitas pessoas não conhecem o local onde vivem. "Estamos expondo os banners do conteúdo que aprendemos em sala, tiramos alguns temas específicos e começamos a trabalhar em cima disso. Em uma das disciplinas estudamos sobre a importância de trabalhar a simbologia nas escolas, o que tem por trás da simbologia, qual a importância para o conhecimento da cidade, muito pode ser explicado através da bandeira do município. Muitos alunos não conhecem o local onde vivem e através do contato com a simbologia é possível ter um conhecimento da cultura", explica.
Já o acadêmico do 5° período do curso de Psicologia, Claudecir Verli, pretende levar o trabalho para mais pessoas. "O tema foi proposto na disciplina de Psicologia Cognitiva e instigou o grupo a buscar o tema de transtorno de déficit de atenção. Queremos levar esse tema para a instituição, mas também levar para escolas ou até mesmo empresas e avaliar isso. Com o passar do tempo, a rotina tem feito com que as pessoas deixem a atenção um pouco de lado, então essa é uma das formas de nós estarmos avaliando e vendo o que pode interferir nos processos de atenção", expõe.
OFICINAS
No decorrer da semana, os alunos também participaram de oficinas. Foram disponibilizadas 14 opções nas diferentes áreas. Uma delas foi sobre Literatura Infantil e Diversidade, que abordou a diversidade não só étnica, mas, cultural e racial. A professora que ministrou a oficina, Silvia Cavalheiro, explicou a importância de trabalhar a literatura infantil que tem exemplos de crianças negras, indígenas, ciganas, com todas as culturas, para que elas cresçam compreendendo todos os povos. "Se as crianças tiverem essas literaturas na infância, não vai ser necessário discutir o que é etnia, o que é diversidade de gênero, de cor e de crença quando eles forem adultas, porque desde cedo eles já vão estar familiarizadas sobre o que é diversidade", explica Silvia.
A estudante Patrícia Gimenes está no último ano de Pedagogia e fala da importância de oficinas como essa. "É muito interessante e importante para nossa capacidade profissional, isso nos ajuda a estarmos preparados para o mercado de trabalho", comenta Patrícia.
Outro minicurso foi sobre Iniciação Desportiva, com o professor Dorival Sesso Junior. "Nós trabalhamos quais são os métodos usados, qual é a maneira de você montar a estruturação de escolinhas esportivas, como trabalhar e qual é a diferença entre as crianças. É uma área muito carente, poucas pessoas trabalham com eficiência dentro dela. As modalidades são o principio de tudo. Hoje o atleta de alto rendimento vai começar com essa iniciação desportiva", informa o palestrante.
Lysiane Baldo aplicou a oficina: Práticas Teatrais como Processo Pedagógicos, usando a metodologia dos jogos teatrais. "Fiquei muito feliz com o convite, já estive outras vezes na FAG para falar do teatro para os alunos de Pedagogia e Letras. Falei como o teatro pode servir de ferramenta para desenvolver outras formas de ensino. Para fugir um pouco do tradicional e buscar uma concepção diferenciada, para proporcionar um contato maior entre professor e o aluno", relata.
O 4º Congresso de Educação será encerrado hoje (09), com a palestra "Educação Inclusiva: princípio democrático". com Josélia Barroso Queiroz Lima.
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