Professores de Arquitetura do Centro FAG conduzem mesa-redonda
Acadêmicos do 7º e 8º períodos participaram da atividade sobre ?Conceitos da Forma Segue a Interação e de Espaços Intersticiais?
O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG organizou na última semana uma mesa-redonda para discutir os conceitos: "Forma Segue a Interação" e "Espaços Intersticiais". A atividade aconteceu no Auditório do Bloco IV e reuniu acadêmicos do 7º e 8º períodos.
O professor Marcelo dos Anjos e o egresso e professor da Pós-graduação, Caio Smolareck Dias, foram os que conduziram o debate. "A fala é o resultado de uma pesquisa que estamos fazendo desde que o Studio CSD foi aberto sob minha gerência, em 2010. A pesquisa começou depois do concurso para o novo museu da Bauhaus em Dessau, em 2015, onde conseguimos aplicar estes conceitos ao máximo. Desde então esse virou o nosso lema, 'a forma segue a interação'", explica Caio. O arquiteto ainda fala sobre participar de iniciativas como essas. "A sensação de poder falar com a nova geração é muito refrescante", declara.
O professor Marcelo está trabalhando o tema em sua dissertação. Ele citou exemplos de projetos bem diferentes e curiosos. "São conceitos e estratégias que podem ser aplicados em espaços como shopping centers, por exemplo, para torná-los mais ricos. Sou otimista e acredito nisso", relata.
O acadêmico Paulo Roberto Müller, do 7º período, relata que durante as apresentações e debate entendeu que os conceitos, poucos utilizados, são fundamentais para boa parte da arquitetura. "A ativação dos espaços, muitas vezes trabalhados somente como circulação podem se tornar espaços de interação do projeto. Foi o que eu observei durante a apresentação do professor Marcelo", afirma.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel