Festival de Ginástica Rítmica tem apresentação de quase 150 crianças
O evento faz parte da disciplina de Ginástica Rítmica e Artística, ministrada pela docente Isabela dos Anjos
No último sábado (24), o curso de Educação Física do Centro Universitário FAG promoveu a 17ª edição do Festival de Ginástica Rítmica (GR). O evento é resultado de um trabalho dos alunos do 5º período do curso, coordenado pela professora Isabela dos Anjos. Segundo a docente, este ano o evento reuniu quase 150 crianças de Cascavel e região, com apresentações de séries de GR, montadas pelos próprios acadêmicos, na disciplina de Ginástica Rítmica e Artística.
O coordenador do curso de Educação Física do Centro Universitário FAG, Vitor César Moreira, em sua fala de boas-vindas, agradeceu a participação dos pais e crianças, o que permitiu a realização do evento. Além disso, pontuou que o festival iniciou com a primeira turma da graduação, em 1999. "Assim como o curso de Educação Física nasceu junto com a FAG, o festival de ginástica também seguiu o mesmo caminho e tornou-se parte da história dos nossos acadêmicos", diz. Além do coordenador do curso, estiveram presentes o docente Alceu Martins e o Coordenador do NAD (Núcleo de Apoio Docente), Ricardo Krupiniski.
O Festival foi aberto ao público e teve como um dos objetivos divulgar e disseminar a Ginástica Rítmica. Foram 25 grupos de meninas entre 7 e 12 anos de idade, trazidas do próprio convívio dos alunos ou de escolas que permitiram a aplicação da atividade. A professora da disciplina desenvolve o projeto desde 2010 e, segundo ela, esta é a oportunidade para os alunos colocarem em prática o que vivenciaram no decorrer das aulas do curso de Educação Física. "Os acadêmicos precisam montar a coreografia de acordo com as condições das meninas e se dedicar aos ensaios", explica Isabela.
Maria Eduarda Machado Barbieri, de 7 anos de idade, estreou na GR no evento. "Eu achei muito legal, gostei bastante de me esticar. Faço balé desde os 3 anos de idade, mas nunca tinha feito Ginástica Rítmica. Eu fiquei bem nervosa, mas achei que no final a apresentação ficou bem bonita", conta. A avó de Maria assistiu a tudo da plateia, cheia de orgulho. "Gosto muito de prestigiar tudo o que ela faz. Houve bastante dedicação do grupo que cuidou dos ensaios e esse tipo de atividade faz a diferença na vida delas", elogia Maria Yara Machado.
O acadêmico Edelvany de Andrade dos Santos, um dos componentes do grupo que ensaiou "As Top Five", enumera os aprendizados com o evento. "A dedicação e confiança que tivemos dos pais foi o ponto principal, porque eles sabiam das nossas limitações e procuraram nos ajudar, dar dicas, providenciaram as roupas das meninas, formamos uma equipe e ficamos muito satisfeitos com o resultado falando da nossa equipe, particularmente. Em relação ao evento conversei com meus colegas e mencionamos que foi um grande desafio sim, mas é muito gratificante, ver aquela quantidade de crianças se apresentando, algumas tendo a oportunidade de ter o primeiro contato com a GR, a beleza do evento que é algo que vale ressaltar e os alunos todos felizes em ter participação daquilo tudo e os pais orgulhosos por estarem assistindo um grande espetáculo. Professora Isabela está de parabéns por esse evento, pois proporciona um grande aprendizado para gente e nos da oportunidade de mostrar o nosso potencial", conclui.
Ao final do evento, as crianças foram premiadas com medalhas pelo bom desempenho.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel