Rebuliço: acadêmicos de Jornalismo unem teoria e prática em página no Facebook
Trabalho aconteceu na disciplina de Fundamentos do Jornalismo
Os acadêmicos do 1° período do curso de Jornalismo do Centro Universitário FAG desenvolveram um jornal para web com a supervisão da professora responsável pela disciplina Fundamentos do Jornalismo, Jéssica Moreira, durante todo o semestre. O objetivo foi mostrar como a teoria está engajada com a prática. Os alunos foram divididos em equipes de redação que alternavam a responsabilidade de produzir o conteúdo para a página no facebook. As matérias eram pautadas durante a semana com o acompanhamento da professora.
A acadêmica Emilly Lazarotto, que participou escrevendo as reportagens e também fazendo as fotografias, conta sobre a experiência. "É diferente para nós que estamos no primeiro período, isso acrescenta o conteúdo da teoria na prática. A maior dificuldade para mim foi a produção de matérias, a professora ajudou a desenvolver como seria uma estrutura de texto correta", relata Emilly.
A professora Jéssica Moreira fala com orgulho do projeto. "O Rebuliço nasceu da euforia em querer descobrir o mundo jornalístico sem entendê-lo. Os alunos entram na faculdade com o desejo de logo 'ser' jornalista. A disciplina proporcionou essa experiência aos acadêmicos. Por meio das redes sociais precisavam vencer o desafio diário de publicar uma notícia. Também tiveram que encarar a convivência e a divisão de tarefas que acontece na redação de um veículo de comunicação", esclarece.
Ao fim do semestre, a avaliação de tudo o que foi feito é positiva. "A proposta cumpriu o papel de ensinar e de encontrar talentos dentro de sala. Todos poderiam desistir da prática extraclasse, mas eles se mantiveram firmes. Conforme o conteúdo evoluía em sala, a qualidade do material publicado também crescia. Não se pode deixar de lado a principal característica do Rebuliço: unir a teoria e a prática. Cada publicação, necessariamente, precisava conter uma bibliografia contextualizada ao texto. Ou seja, além de pautar o tema, apurar a notícia, a leitura de livros/artigos científicos precisava ser realizada. Visualizar a produtividade da turma é maravilhoso. Ser jornalista é um desafio e tanto, a turma começou muito bem", expõe.
Jéssica Moreira anda acrescenta que o desafio foi para os alunos calouros e também para ela como docente. "Descobri que mostrar o caminho é mais prazeroso quando eles têm liberdade de escolher como o processo de aprendizagem pode acontecer. Disciplina teórica precisa questionar a prática. Esse é o mundo do Rebuliço", finaliza.
A página do Rebuliço pode ser acessada aqui.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel