Centro de Convivência encerra o semestre com Arraiá Intergeracional
Festa uniu idosos, jovens e crianças
Na tarde da última Sexta-feira (30), o Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz realizou uma "Festa Junina Intergeracional". As apresentações ocorreram no ginásio poliesportivo do Centro Universitário FAG, com a finalidade de promover a interação entre as gerações e o fortalecimento de vínculos, tendo como público-alvo os idosos do Centro de Convivência, as crianças, alunos do Colégio FAG, e os adolescentes e jovens do Programa de Aprendizagem Profissional Jovem Aprendiz. O evento buscou a redescoberta de possibilidades de convívio, de respeito mútuo, de trocas de experiências e de construção coletiva de conhecimento entre as diferentes faixas etárias.
Vestidos a caráter, os idosos receberam os convidados para fazerem parte deste momento único de integração e socialização. Além, da tradicional quadrilha houve danças típicas com músicas folclóricas, gauchescas, sertanejo, samba, misturado com os ritmos atuais, como o funk e reegaeton. Todos se divertiram com o encontro de gerações e foram assistidos pelos mantenedores da Fundação, Assis Gurgacz e Nair Ventorin Gurgacz. Os idosos deram um exemplo de vitalidade, voltando a desfrutar do sabor da juventude e da infância, assim como os jovens e as crianças puderam conhecer a vivência mais próxima junto ao grupo da terceira idade, quebrando os paradigmas sociais.
Durante este encontro, pessoas de diferentes idades se divertiram e interagiram, com intuito de homenagear Santo Antônio, São João e São Pedro, promovendo a diversidade cultural, o bem-estar e a alegria que estes festejos trazem para a população. Após a apresentação todos foram recepcionados no Centro de Convivência para saborear as comidas e bebidas típicas.
Para a coordenadora do Setor Social, Prof.ª Salete Chrun, "eventos como este são de extrema importância, pois têm como objetivo promover uma vida saudável, em ambientes sadios, de respeito geracional mútuo, não só para a pessoa idosa, que vem conquistando cada vez mais a longevidade, mas para todas as idades, (pais, filhos, netos, avós, bisnetos), pois o entretenimento e a convivência social são essenciais na vida de qualquer ser humano".
Além disso, os idosos são cidadãos de direito e estão cada vez mais ativos e conscientes do seu papel na sociedade. Amparados pelo Estatuto do Idoso, lei 10741 de 1º de Outubro de 2003, que preconiza em seu Art. 3o: "É obrigação da família, da comunidade, da sociedade e do Poder Público assegurar ao idoso, com absoluta prioridade, a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito e à convivência familiar e comunitária".
"Estamos numa época em que várias gerações convivem juntas ao mesmo tempo, porém há um grande desafio nesta convivência diária. Diante disso, a Fundação Assis Gurgacz buscou promover este momento intergeracional de lazer, a fim de favorecer e fortalecer os vínculos entre as gerações, pois ambos precisam adquirir conhecimento, pensamento crítico-reflexivo, algo em que a geração anterior pôde contribuir significativamente devido a sua vivência e os jovens por ter fácil acesso à informação e domínio da tecnologia, mas não podem desconsiderar o conhecimento e as experiências de vida dos mais velhos", enfatiza Salete.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel