Alunos de Arquitetura projetam Centro Cultural para Igreja Ucraniana de Cascavel
O novo Centro Cultural será moderno e vai comportar salão de festas, salas de catequese espaço para aulas de ucraniano para ensaios folclóricos e dança
Na disciplina de Estágio Supervisionado - Projeto de Arquitetura, ministrada pela professora Gabriela Bandeira, um dos grupos de acadêmicos recebeu uma missão diferente e especial: eles foram incumbidos de projetar um novo Centro Cultural para a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, mais conhecida como Igreja Ucraniana de Cascavel.
No fim do semestre, os acadêmicos apresentaram o resultado ao pároco da igreja, padre Valter Volochen, e ao Presidente da Comissão Administrativa da Paróquia, José Strujak. Os alunos Reonaldo Pereira e Lúcio Flávio dos Santos projetaram o local, que tinha dois objetivos principais: ser um espaço adequado para as diversas atividades da comunidade e ainda ter em seu desenho traços da arquitetura ucraniana. "O local atual será quase todo demolido, já que não se adapta à nossa necessidade atual. Temos alguns eventos em que precisamos emprestar ou alugar outros espaços ou até fazer eventos menores para nos adequarmos?, ressalta o padre. ?Já faz 7 anos que a comunidade deseja essa construção", complementa o Presidente da Comissão Administrativa.
A parceria com o curso nasceu após conversa com o Reitor do Centro Universitário FAG, Assis Gurgacz, e o ponto de partida foi um projeto feito pelo engenheiro da empresa Asgel (Assis Gurgacz Empreendimentos LTDA), Carlos Taquo Owa. "Projetamos então essa reforma e ampliação do Centro cultural Ucraniano de Cascavel. A partir da planta pré-estabelecida, foi proposto o Invólucro Mural ao espaço, para que houvesse a identificação do edifício com a cultura ucraniana", expõe o acadêmico Reonaldo.
O novo Centro Cultural será moderno e vai comportar salão de festas, salas de catequese espaço para aulas de ucraniano para ensaios folclóricos e dança. Além disso, haverá um museu. Ainda há um detalhe especial: uma torre de 24 metros que poderá ser vista por todos os cascavelenses. "A ideia dessa torre é ter um campanário (uma torre desenhada para conter sinos) e acima dele nós teremos uma cúpula, que é bastante utilizada na cultura ucraniana e também uma bandeira da Ucrânia", explica Reonaldo. O salão passará de 250 m² para 650 m².
A obra vai custar em torno de R$ 1 milhão, e a igreja agora vai arrecadar recursos para começar a construção. "Agradecemos muito por essa grande ajuda do seo Assis e da FAG, pois é o pontapé inicial que precisávamos para começar a construção", diz José Strujak. "Fazer esse projeto foi uma ótima experiência de contato com o cliente, de entender o que ele quer e colocar no papel", finaliza o acadêmico Lúcio.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel