Em TCC, aluno de Engenharia Elétrica estuda os impactos de novas tecnologias em sistema de cogeração via biogás
Danielison Pinto realizou a pesquisa na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ouro Verde, na cidade de Foz do Iguaçu
O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do acadêmico de Engenharia Elétrica do Centro Universitário FAG e empregado da Sanepar, Danielison Pinto, foi além de um mero protocolo para finalizar a graduação. Em seu trabalho, intitulado como "Análise do Impacto de Atualização Tecnológica em uma Usina de Microgeração Distribuída Movida a Biogás Proveniente de Tratamento Anaeróbio de Esgoto", ele avaliou a influência de uma nova tecnologia para geração de energia com uso do biogás produzido a partir do tratamento de esgoto. A novidade trouxe resultados positivos, além de ser um estudo inédito no Brasil e que poderá ser replicado em outras partes do país.
A pesquisa foi realizada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ouro Verde, na cidade de Foz do Iguaçu, conduzida em parceria com as áreas de pesquisa e desenvolvimento e operacional da Sanepar, GIZ (Agência Alemã de cooperação técnica e desenvolvimento) e PTI (Parque Tecnológico de Itaipu), e abordou aspectos operacionais da estação, a capacidade de produção de energia química para transformação via motor de combustão interna em energia mecânica, necessidades de adequações, elétrica e operacionais, para maior produção e rendimento energéticos. Foram avaliadas condições existentes na unidade, melhorias necessárias para implantação do novo sistema, proteções elétricas de força e comando e impactos gerados pela mudança no sistema gerador. "Havia dificuldades que demandavam melhorias no sistema de captação, controle de vazão e qualidade do biogás, sobretudo, porque trata-se de um sistema piloto. Nos últimos seis, sete meses, nos debruçamos para fazer os ajustes necessários para alcançar valores adequados de rotação, frequência, tensão e medição. Fizemos a inserção desse sistema à rede da Companhia Elétrica, que é a microgeração. No país, esse tipo de geração distribuída ligada à rede é incipiente em estações de tratamento de esgoto", expõe o acadêmico.
As modificações operacionais provocaram melhorias significativas nas taxas de captação de metano, proporcionando uma melhoria no incremento energético. "A realização e resultado das intervenções foi condicionante para o correto funcionamento do novo conjunto motogerador, demonstrando que a aplicação de novas tecnologias implica em melhores condições e práticas operacionais no sistema produtor de biogás?, explica. Os índices medidos demonstraram que a atualização tecnológica do sistema de microgeração impactou em maior aproveitamento da energia química do biogás gerado na estação. "Foi verificado que a atualização tecnológica impactou positivamente nos resultados de geração de energia elétrica, na ordem de 45% superior em relação ao sistema substituído, gerando excedente com relação à energia historicamente consumida na unidade", complementa.
A análise e comissionamentos realizados na pesquisa contribuíram para um capítulo do "Guia Técnico sobre Geração Distribuída de Energia Elétrica por Biogás em Estações de Tratamento de Esgoto", que faz parte do Projeto Brasil-Alemanha de Fomento ao Aproveitamento Energético de Biogás no Brasil (PROBIOGÁS). "O interessante da tecnologia é capacidade de adequação para outros sistemas que atendam critérios de clima, temperatura e número de usuários atendidos pela estação, então ela pode ser usada praticamente no Brasil inteiro, onde são utilizados os sistemas de tratamento anaeróbios", comemora Danielison.
O trabalho teve como orientadora a professora Denise da Costa Canfild e como co-orientador o professor Dr. Gustavo Rafael Collere Possetti. "É um trabalho de relevância e abrangência para área de energias renováveis no saneamento. Na própria defesa dele para a banca, percebemos que o estudo já estava acima do nível da graduação", elogia o Coordenador do curso, Vânio da Maia.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel