Colaboradores participam de Semana Interna de Prevenção de Acidentes
Evento é realizado pela CIPAFAG (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)
Os colaboradores do Centro Universitário FAG participaram nesta terça (18) e ontem (17), da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho). O evento é realizado pela CIPAFAG (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e reuniu cerca de 250 pessoas, divididas em duas turmas, no auditório do Bloco 1.
No primeiro dia, a programação teve uma palestra sobre Ergonomia, com a Coordenadora de Enfermagem do Centro FAG, doutora Adriana Romão. Também falando de saúde, acadêmicos de Medicina trouxeram o projeto "Emergência Cardiovascular - Ensinando a Salvar Vidas", dando instruções aos funcionários sobre reanimação cardiopulmonar. "Explicamos o que é uma parada cardiorrespiratória, como identificá-la, a importância disso e como fazer a RCP (reanimação cardiopulmonar). Cerca de 90% das paradas ocorrem fora do ambiente hospitalar e a cada minuto sem o auxílio adequado, 10% das células são perdidas", expõe o aluno de Medicina, Rene Weirich.
No segundo e último dia, a palestra foi sobre Necessidades Especiais na Prática, com a Mestre Dirléia Aparecida Sbardelotto Castelli. Ela explicou os diferentes tipos de deficiências, a importância de que cada uma seja respeitada e como tornar a vida desse público menos dificultosa. "Passar essas noções básicas é importante. Como interagir, vivenciar como é o dia a dia. Às vezes, a pessoa não sabe se comunicar, como agir diante de alguém com alguma deficiência. Os surdos, cegos, mudos, deficientes físicos ou intelectuais estão inseridos na sociedade, seja como colegas de trabalho ou como estudantes na Instituição, portanto, é muito importante todos estarem preparados", conta.
Além da exposição das informações de forma bem-humorada, Dirléia propôs um desafio: os colaboradores tiveram que colocar uma venda, para se colocar no lugar de uma pessoa cega, ou andar de cadeira de rodas, sentindo na pele a rotina de um deficiente físico. "A palestra foi muito interessante, divertida e dinâmica. A professora Dirléia mostrou muito domínio e conhecimento sobre o assunto e os representantes da CIPA estão de parabéns pela escolha do tema. É importante sempre lembrar que a pessoa com deficiência é, antes de tudo, uma pessoa como qualquer outra. Para nós, que trabalhamos com atendimento ao público, é produtivo e enriquecedor esse processo continuado de formação e treinamentos. E não somente por isso, mas também porque é algo que vivenciamos no cotidiano, não apenas no ambiente de trabalho", conta a Coordenadora do Comitê de Ética, Thayse Dal Molin Alérico.
Ao final das palestras, os conhecimentos foram testados e quem respondeu às perguntas corretamente ganhou prêmios. Além disso, aconteceu novamente o concurso de frases sobre segurança no trabalho. A auxiliar de limpeza, Valdete Gomes de Oliveira foi a vencedora, com a frase: "Não lamente o acidente de trabalho que já aconteceu. Comemore o acidente que você foi capaz de evitar".
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel