Palestra sobre Brucelose abre a Semana Acadêmica e 1º Congresso de Veterinária
O evento foi dividido por meio modular com base na necessidade e interesse dos acadêmicos
Começou ontem (02), e vai até sexta (04), a Semana Acadêmica do curso de Medicina Veterinária e o 1º Congresso de Veterinária do Oeste do Paraná. O evento foi dividido por módulos, com base na necessidade e interesse dos próprios acadêmicos. Durante o dia, acontecem os minicursos e, à noite, palestras sobre diferentes assuntos. As atividades transcorrem nos Blocos I, IV e Hospital Veterinário. Os ruminantes dominaram o primeiro dia do evento.
A abertura foi marcada pela palestra sobre Brucelose. O médico veterinário, Adolfo Firmino da Silva Neto, compareceu ao evento para falar da doença que atinge principalmente os bovinos. "Eu trouxe uma explicação do mecanismo da doença que é a infecção por bactérias. Recentemente foi realizada uma pesquisa, tanto por grupos aqui no Brasil quanto por grupos no exterior, que elucidou aspectos de formação e processos da doença. A partir daí, será possível o desenvolvimento de novas terapias, novas estratégias de controle e, quem sabe, até a erradicação no nosso meio", explica.
Antes de dar início à palestra, compuseram a mesa de honra e fizeram o uso da palavra: o Vice-reitor, Sergio De Angelis; o coordenador do curso de Medicina Veterinária, Adriano Ramos Cardoso, o prof. e diretor do Hospital Veterinário FAG, Rennê Gomiero, o professor e padrinho da turma organizadora, Roberto Tortelli, e o conselheiro do CRMV-PR (Conselho Regional de Medicina Veterinária do PR), Piotre Laginski.
"É uma honra o Conselho estar presente em um evento onde estão nossos futuros colegas. Somos mais de 10 mil profissionais atuantes em nosso estado, é uma área que está em constante crescimento. É importante estar aqui e falar das estruturas criadas dentro do Conselho integradas à produção e saúde pública, e é importante também para nos aproximar dos alunos", retrata Pietro Laginski.
O evento é uma organização dos alunos do 8º período. O acadêmico, Nei Albino é um dos responsáveis. "Tornou um evento que a gente não consegue mensurar o tamanho, estamos muito felizes. Reunimos mais de 300 pessoas de Cascavel e Região e lotamos os minicursos. Para o nosso currículo vai ser muito importante", relata. "Os palestrantes são considerados os melhores. O grupo pensou nos colegas e na profissão, são módulos em diferentes áreas. Espero que essa equipe sirva de lição para os próximos grupos que irão organizar outros eventos", declara o coordenador, Adriano Ramos Cardoso.
OUTRAS ATIVIDADES
Durante a manhã, no Hospital Veterinário da FAG, aconteceu o minicurso Formulação de Dieta para Vacas Leiteiras, com o Doutor Marlon Hilário da Silva. Durante a tarde, foram quatro palestras: Nutrição para Altas Produções Leiteiras, também com o Doutor Marlon Hilário da Silva; Video Cirurgia em Grandes Animais e Afecções Reprodutivas em Grandes Animais, com o PhD Pedro Paulo Maia Teixeira; e Transferência de Embriões em Bovinos de Leite, com o PhD, Marcelo Marcondes Seneda.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel