Acadêmicos de Medicina Veterinária participam do 2º dia da SEMAVET FAG
Os minicursos e palestras foram voltados para Aves Selvagens e Inspeção, Suínos e Piscicultura
Aconteceu ontem (03), o 2º dia da SEMAVET FAG - Semana Acadêmica de Medicina Veterinária e 1º Congresso de Veterinária do Oeste do Paraná. Os acadêmicos participaram dos minicursos e palestras voltados para Aves Selvagens e Inspeção, Suínos e Piscicultura.
À tarde, aconteceram palestras nos Blocos I e IV. Uma delas foi sobre Tecnologia no Leite e Carne, Microbiologia e Vida Útil de Prateleira de Produtos de Origem Animal, ministrada pelo Doutor Deocyr França, professor da UFPR. "Trouxe para os alunos a ciência da carne, o que acontece até a carne chegar à mesa. Expliquei os aspectos físico/químicos do músculo, o rigor mortis, PH da carne, capacidade de retenção de água do músculo, cortes técnicos e rendimento de carcaça", explica.
Já à noite, nos Auditórios do Bloco I e IV, profissionais de diferentes cidades e estados, compartilharam com os estudantes conhecimentos e as experiências na área. No Bloco I ficaram concentradas as palestras sobre Aves Selvagens. E sobre Inspeção, Suínos e Piscicultura foram debatidos no Bloco IV.
O Dr. Carlos Granghelli veio de Pirassununga - São Paulo, é professor na USP (Universidade de São Paulo) e especialista na área de bem- estar na avicultura, tema de sua palestra. "É a primeira vez que vejo um evento desse porte, convidando vários palestrantes a nível nacional. Muito interessante também a parte científica do evento. Para a minha palestra eu trouxe um pouco das noções e do histórico. O bem estar tem várias ferramentas que podemos mensurar o bem estar do animal. O foco maior hoje é a parte comportamental", conta.
Ana Cordeiro está no 2º período e já revela o seu interesse por animais selvagens. "É um assunto que me interessa muito. No primeiro período eu fiz um seminário sobre isso. O contato com profissionais só agrega na nossa formação", relata.
Os interessados em saber mais sobre Piscicultura participaram da palestra sobre "Manejo Reprodutivo Ambiental e Reprodutivo de peixes", com o Dr. Ricardo Pereira Ribeiro, da Universidade Estadual de Maringá (UEM). "Preparei um material sobre a importância da produção de sementes e da qualidade genética, ou seja, a produção de alevinos, e o impacto dessa produção de qualidade na produção de peixes. Senti a plateia bem à vontade, após eu provoca-los com perguntas. Foi bem bacana, a instituição é muito bacana e agradável", descreve.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel