Docentes do Centro FAG participam do 1º Encontro da Educação Empreendedora
A iniciativa é do Sebrae com o objetivo de implantar o empreendedorismo no Ensino Fundamental e Médio até o Ensino Superior
Na última sexta-feira (04), docentes do Centro FAG participaram do 1º Encontro de Sensibilização e Planejamento para a Educação Empreendedora do Oeste do Paraná. O evento foi realizado na PUC (Pontifícia Universidade Católica) de Toledo e contou com a participação das professoras, Luciana Ferraz e Vandete Maria Sonego, e do Vice-reitor, Sérgio De Angelis.
O projeto é uma iniciativa do Sebrae e conta com apoio de diferentes universidades do Paraná com o objetivo de implantar o empreendedorismo de forma mais efetiva desde o Ensino Básico até o Ensino Superior no estado.
O encontro foi dividido em dois momentos: pela manhã professores e diretores apresentaram suas propostas. Já à tarde, seis mesas foram montadas para grupos de trabalhos - dois grupos para o Ensino Fundamental, dois para o Ensino e Médio e dois para o Ensino Superior. "Discutimos ações que podem facilitar o processo de inclusão da Educação Empreendedora na região Oeste. No geral, discutimos coisas que atrapalham e também questões que favorecem. O bacana foi falar sobre como usar as tecnologias para divulgação", explica a professora, Luciana Ferraz.
O público se encantou os trabalhos realizados pelos alunos do Colégio Padre Carmelo Perrone, de Cascavel, coordenados pelo professor, Edson Gavazzoni. "A minha apresentação foi interessante, pois é diferente do que está sendo proposto. Quando proponho para os alunos um projeto diferenciado com o ato de fazer, eles estão empreendendo. Coloco para eles: como resolver os problemas sociais? E a resposta é: Empreendendo! A forma que a gente usa é uma aula de história... é um modo de repensar. Empreendedorismo se faz com conhecimento", enfatiza.
"A presença dos professores e diretores, mostra que é um tema relevante. Conhecemos algumas iniciativas e com as oficinas entendemos de que forma podemos trabalhar", relata Nara Reinheimer Pick, coordenadora do Sebrae.
"Esse é um encontro único, com o objetivo de sensibilizar e planejar ações na área de empreendedorismo para que nós possamos montar um plano de ação aqui da região. O comitê de Educação Empreendedora é vinculado ao comitê Territorial de Pequenos Negócios que está ligada ao programa Oeste em Desenvolvimento. Existem outros comitês com outras temáticas, essa tem a missão de discutir com todos os munícipios da região a questão da educação empreendedora", conclui o coordenador do comitê, Evandro Nava.
A professora, Vandete Maria Sonego, conta o motivo de estar envolvida neste projeto. "Já trabalho há muitos anos na disciplina de Empreendedorismo. Fiz curso de capacitação e, sempre que posso, pois além da docência tenho outro emprego, gosto de participar de eventos como esse. É importante estar sempre me atualizando para levar novidades aos meus alunos", declara.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel