Melhor TCC de Agronomia do Paraná é do Centro FAG
A egressa Andréia Moretto Sandri fez o trabalho, orientada pela professora e coordenadora do curso, Ana Paula Morais Mourão Simonetti
O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado "1º Uso de Fertilizantes na Semente de Trigo" foi considerado o melhor entre os trabalhos de formandos de Agronomia do Paraná. A instituição que tem a honra de obter este título é o Centro Universitário FAG. O artigo foi apresentado no fim do ano passado pela, agora, egressa Andréia Moretto Sandri, com a orientação da professora e coordenadora do curso, Ana Paula Morais Mourão Simonetti.
Todas as instituições de ensino com graduações nas áreas ligadas ao CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná - foram convidadas a enviar os trabalhos de conclusão de curso. Então, coube ao CDER - Colégio de Entidades de Classe, vinculado ao órgão, fazer a escolha dos melhores trabalhos nos segmentos: Agronomia, Agrimensura, Civil, Elétrica, Mecânica e Metalúrgica, Química, Geologia e Minas. Os trabalhos foram avaliados de acordo com os seguintes critérios: aplicabilidade do conhecimento técnico na prática profissional, o grau de inovação e o nível de abrangência do tema.
O objetivo do TCC de Andreia foi avaliar a influência da aplicação de diferentes fertilizantes via semente na cultura do trigo. O experimento foi realizado em duas etapas; a etapa a campo foi realizada na cidade de Coronel Vivida, em uma propriedade rural localizada no Rio Quieto. A segunda etapa foi realizada no laboratório de Semente do Centro FAG com um teste de germinação. "A conclusão foi que a aplicação de fertilizantes no tratamento de sementes de trigo não apresentou diferença significativa nos parâmetros avaliados, em relação à testemunha (amostra correspondente à matriz analisada, isenta de contaminação pelo componente em estudo)", explica a agrônoma.
Até chegar a esse resultado, Andréia precisou de muito empenho e, além da ajuda da orientadora, contou também com o auxílio dos pais, não apenas com apoio moral. "Em uma das etapas do trabalho, eu precisei debulhar pés de trigo por uma semana para fazer as análises, e meus pais me ajudaram. A minha orientadora Ana também sempre estava disponível para me ajudar, me atender, tenho que agradecer muito a ela", relata.
Os elogios são recíprocos. "Fiquei felicíssima com esse resultado, pois isso mostra que nossa pesquisa no curso de Agronomia é realmente de qualidade. A ideia do TCC da Andreia surgiu do estágio que ela fez, onde muitos produtos são oferecidos aos agricultores; e pensamos, por que não testar esses produtos para o trigo, para averiguarmos se existirá um incremento real de desenvolvimento da cultura e parâmetros de produtividade? Andreia foi uma aluna dedicada, o que reflete nesse resultado agora alcançado. Que isso sirva de inspiração para muitos alunos", defende a orientadora do trabalho.
Já formada, Andreia atualmente é aluna da Pós-graduação em Fertilidade do Solo e Agricultura de Precisão do Centro Universitário FAG e já está com outro estudo engatilhado, desta vez sobre outra cultura: o milho.
Nos dias 24 e 25 de agosto, autora e orientadora estarão em Pato Branco, onde acontece o 24º Fórum de Docentes do CREA-PR. Lá, elas farão a apresentação do trabalho vencedor, junto dos ganhadores nas outras áreas.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel