11 de Agosto de 2017 - 17:11
Dez cursos participam de encontro para falar sobre o ENADE
O Me. Antônio Carlos Freitas direcionou a palavra aos alunos que farão a prova no dia 26 de novembro

Na noite de quarta-feira (09), acadêmicos dos cursos de Engenharias Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Controle de Automação, Arquitetura, Educação Física, Sistemas de Informação, Ciências Biológicas, Letras e Pedagogia participaram do 1º encontro (de 2017) do Programa Institucional de Acompanhamento aos alunos que farão o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

A abertura foi realizada pela coordenadora do NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante), Patrícia Radaelli, em seguida, o professor Eduardo Madureira instruiu os acadêmicos com informações necessárias para a realização da prova. E, após o Vice-reitor, Sergio De Angelis ? representando o Reitor, Seo Assis Gurgacz, fazer o uso da palavra, o professor e Mestre, Antônio Carlos Freitas direcionou a conversa aos estudantes. "Chamo isso de conversa mesmo e não uma palestra. Estamos sensibilizando os alunos sobre a importância desse instrumento. O objetivo é que eles abracem e tratam com responsabilidade o ENADE. Lancei provocações para que eles mesmos busquem materiais para se aprofundarem", conta.

O exame, sem lugar definido ainda, vai acontecer no dia 26 de novembro de 2017 e, o Centro FAG, durante todo o semestre, organiza atividades que preparam o estudante a realizar uma boa prova. "Procuramos mostrar que eles já estão suficientemente preparados. Não será exigido nada mais do que eles sabem. Sendo assim, podem fazer essa avaliação com muita tranquilidade. Mas, a ausência do aluno ou a falta de empenho dele, pode prejudicar, primeiramente ele, em seguida o curso - a sociedade o vê a partir desse resultado ? e, sobretudo, a comunidade e o país, porque faltando informações, ou tendo informações adulteradas, o governo não consegue desenhar políticas públicas suficientes", explica o Vice-reitor, Sergio De Angelis.

"Ao longo do tempo fomos preparados para essa prova. Aconteceram vários processos que nos auxiliaram. É uma responsabilidade boa e preocupante, por que, estudamos pra isso e estamos representando o Centro FAG. Isso é muito importante, pois estão depositando confiança em nós", relata o acadêmico de Arquitetura, Jean Rossetto.

Avenida Ministro Cirne Lima, 2565 | Jardim Coopagro | Toledo | Paraná | Phone +55 (45) 3277-4000 | CEP 85903-590