Professor e Acadêmicos de Agronegócio participam de evento sobre conservação de solo e água.
O evento teve como foto o programa PROSOLO
No último dia 10, o Prof. Dr. João Ricardo Ramella e os alunos do Curso Superior de Tecnologia em Agronegócio do Centro Universitário FAG Toledo, Alexandre Henrique Briccius, Jadersson Alex Piassa e Vinicius Eduardo Ferreira, participaram do Encontro Técnico sobre Manejo e Conservação de Solos e Água através do Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná - Prosolo Paraná.
O evento foi realizado no auditório da Pontifícia Universidade Católica-PUC e a organização foi do Sindicato Rural de Toledo e entidades parceiras como a EMATER, FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), ADAPAR (Agência de Defesa Agropecuária do Paraná), Prefeitura Municipal, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Toledo e empresas de áreas afins. O encontro contou com a palestra do secretário executivo do PROSOLO, Werner Hermann Meyer, que apresentou as ações do programa e suas vantagens.
O PROSOLO é um programa inovador que conta com a ampla participação da iniciativa privada e do setor público, reunindo ações de diversas entidades. O programa está capacitando técnicos que poderão ser contratados pelos produtores rurais para elaboração dos projetos de conservação de solo e água.
O projeto tem como objetivo promover o controle dos processos erosivos do solo e da degradação dos cursos d?água nos sistemas produtivos visando a redução de perdas econômicas, sociais e ambientais no meio rural paranaense. O alvo do programa são todos os produtores rurais.
O prazo final para adesão voluntária ao PROSOLO PARANÁ é dia 29 de agosto de 2017. Para isso, o produtor deve procurar o escritório da EMATER, comprometendo-se a contratar e implantar o projeto de recuperação de solo e água em sua propriedade.
O produtor que for notificado pelo órgão fiscalizador por problemas de erosão no solo, tem até 60 dias para aderir ao Programa. Aderindo ao PROSOLO PARANÁ, o produtor terá até 1 ano, contando a partir da data de adesão, para contratar um técnico para elaborar o projeto de conservação de solo da sua propriedade. Após a apresentação à EMATER , o produtor terá prazo de até 3 anos (de acordo com o cronograma do projeto) para executá-lo. Após 29 de agosto de 2017, o produtor deverá seguir os prazos estabelecidos na legislação.
Para custear a elaboração e execução do projeto de conservação de água e solo em sua propriedade, o produtor está amparado por diversas linhas de crédito que destinam recursos para a implantação de projetos de conservação de solo, como: PRONAMP (Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural); PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar); PROGRAMA ABC (Agricultura de Baixa Emissão de Carbono).
Para mais informações, acessar www.prosolo.pr.gov.br
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel