Encerramento da VI JINTEG movimenta campus do Centro FAG
Acadêmicos dos cursos de Direito e Contábeis participaram de palestras relacionadas ao tema: Múltiplas Competências no Cenário Contemporâneo
Mais uma JINTEG (Jornada Integrada dos cursos de Direito e Ciências Contábeis) encerra em grande estilo no Centro FAG. Esta foi a 6ª edição, momento em que os estudantes tiveram contato com profissionais de renome. Durante toda semana, palestras foram aplicadas nos períodos Matutino e Noturno ligadas ao tema: Múltiplas Competências no Cenário Contemporâneo.
A abertura do evento, realizada na segunda (14), no Anfiteatro da Reitoria, o professor Nailor Marques falou aos alunos dos dois cursos e convidados. Já nos outros dias os cursos foram divididos. Acadêmicos de Contábeis assistiram às palestras no Auditório do Bloco IV, e os acadêmicos de Direito no Anfiteatro da Reitoria.
Na quinta (17), data que antecedeu o encerramento, Elias Garcia debateu com os estudantes de Contábeis sobre "A Pesquisa Científica na Formação Acadêmica e Profissional". "Ele foi fantástico com sua fala, pois induziu o aluno à pesquisa. Falou da importância de começar cedo a pesquisar", conta a coordenadora, Márcia Kounrouzan. Para encerrar o ciclo de palestras para os futuros contadores, Fábio de Assis Lobo de Sousa falou sobre "As Competências e Atividades Desenvolvidas Pelo Contador no Processo de Importação e Exportação".
Já o curso de Direito participou na quinta (17) das palestras: "A corrupção se Olha no Espelho", com o Dr. Rodrigo Chemin, Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado do Paraná; "O Futuro do Processo Penal", com o Dr, Jacinto Nelson Miranda, advogado e procurador do estado do Paraná, e "Violência doméstica e familiar contra a mulher: A cultura da desigualdade e a silenciosa violência de gênero", ministrada pelo Dr. Nidal Hamad.
Na sexta (18), pela manhã, o Dr. Adelson Luiz Correa falou sobre "Meios alternativos à jurisdição" e o Dr. Luciano Bernart, Vice-presidente executivo da Academia Brasileira de Direito Constitucional, também falou aos acadêmicos. À noite, e encerrando a IV JINTEG, Dr. Salah H. Khaled Jr. ministrou a palestra: "Discurso de Ódio e Justiça Social". "Saímos da 6ª JINTEG motivados a buscar o significado da formação em Direito para esta pátria, bem como, para nós mesmos. que esse encontro tenha servido para consolidarmos o nosso amor à ciência jurídica, a democracia e as nossas perspectivas em torno do futuro, já que uma vez disse Friedrich Niezscthe: 'nada é tão nosso quanto os nossos sonhos'", relata a coordenadora, Viviana Bianconi.
"Foi uma das melhores Semanas Acadêmicas que participei. Temas atuais e bem diferentes. Os profissionais que passaram por aqui mostraram o real valor do advogado. Falaram sobre ética e moral e o advogado como ser humano. Agregou muito como acadêmicos, profissionais e pessoas. Percebemos que teve bom proveito pela participação em peso dos alunos, tanto de manhã como à noite", conta a acadêmica do 8º período de Direito, Victoria Tonet Diehl. "Nessas oportunidades temos alcance ao que não temos em sala de aula. E foram vários temas que não tínhamos acesso que conhecemos durante as palestras", conclui a acadêmica do 4º período de Contábeis, Jociane Ribeiro.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel