Startup Garage será apresentado para acadêmicos nesta semana
A ação é uma iniciativa do Sebrae que visa fomentar o empreendedorismo no estado do Paraná dentro das Instituições de Ensino Superior
O Startup Garage é um projeto desenvolvido pelo Sebrae com o objetivo de fortalecer o empreendedorismo no estado do Paraná, através de parcerias firmadas com Instituições de Ensino Superior. De acordo com a proposta, são criados programas para desenvolvimento de startups dentro das universidades. Seis projetos pilotos serão lançados em universidades particulares do Estado, sendo uma delas o Centro Universitário FAG. Essa ação vem ao encontro dos objetivos da Instituição e complementará o projeto do Centro de Empreendedorismo da FAG, também resultado de parceria com o Sebrae, que está previsto para ser lançado em outubro de 2017.
O Startup Garage foi apresentado na semana passado aos coordenadores dos cursos e , agora, será a vez dos acadêmicos começarem a descobrir essa novidade - os alunos serão divididos em três grupos, entre hoje (28) e quarta (31).
O Garage será dividido em quatro etapas. A primeira fase durará 4 semanas e envolve a sensibilização e seleção dos acadêmicos para a participação no programa. 200 alunos estarão concorrendo a 40 vagas para a segunda fase. A segunda fase, com duração de 9 semanas, compreende a formação de 8 equipes com 5 alunos, onde serão trabalhadas questões como comportamento empreendedor, tendências do mercado e modelo de negócios. Ao final desta etapa, os alunos passarão por uma banca formada por professores e consultores, onde apresentarão suas ideias.
A terceira fase, também com duração de 9 semanas, implica no desenvolvimento da ideia apresentada, incluindo pesquisa de mercado e prototipagem. Para a avaliação, uma banca de especialistas estará selecionando as quatro melhores ideias, avançando para a última fase onde vão ter a oportunidade de participar do Empretec (Treinamento/Capacitação do Sebrae).
A quarta e última fase durará 18 semanas e compreenderá a criação de site, estabelecimento de canais de vendas, formação de preços, a legalização da empresa e a formalização da primeira venda. Após a avaliação da banca junto a investidores, as equipes terão a oportunidade de buscar auxílio no lançamento das empresas no mercado.
"O Centro FAG vai ceder o espaço disponibilizando um professor para coordenar as ações, sempre comprometida em fomentar o empreendedorismo junto aos seus acadêmicos e docentes. Em contrapartida, o Sebrae estará participando ativamente no planejamento e na assessoria durante todo o programa, comprometendo-se a treinar os mentores, preparar os acadêmicos e disponibilizar material para divulgação e para os treinamentos", esclarece a professora, Luciana Ferraz que está à frente do projeto.
Esse processo envolve o programa de pré-aceleração do Sebrae/PR, em que as equipes serão assistidas por profissionais capacitados. "Cabe ressaltar que, em todas as fases, a FAG estará atuando diretamente junto às equipes, através de seu corpo docente, assessorando em todas as áreas envolvidas e oferecendo toda a sua estrutura para o desenvolvimento das ideias e dos produtos, criando um ambiente propício para despertar o espírito empreendedor em seus acadêmicos e criar startups que poderão contribuir para o desenvolvimento econômico de nossa região", finaliza Luciana Ferraz.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel