Startup Garage: acadêmicos recebem orientações sobre a iniciativa
O evento aconteceu no Anfiteatro da Reitoria e foi dividido em três noites
O Startup Garage, parceria entre o Sebrae Paraná, Centro Universitário FAG e o TEC FAG, visa fomentar o empreendedorismo no estado do Paraná dentro das Instituições de Ensino Superior, foi lançado oficialmente no campus nos dias 28, 29 e 30 de agosto.
A atividade aconteceu no Anfiteatro da Reitoria. Na segunda (28), o projeto foi apresentado para os acadêmicos da área de humanas; na terça (29), para os estudantes da área da saúde e, na quarta (30), foi a vez dos cursos de exatas.
A professora Luciana Ferraz, que está à frente da proposta desde o início junto ao professor Roberson Parizzotto, fez a abertura do evento. Após as falas dos representantes do Sebrae e Centro FAG, Maurício Reck e o egresso de Arquitetura, Marcos Antonio Zanatta, relataram suas experiências com Startups. Marcos é o idealizador do "Aprova Digital", sistema usado para alvará e licenciamento de obras online pela Prefeitura de Cascavel. "Sou o único. Sempre tive muitas ideias e, como arquiteto, vi essa demanda na cidade. Meu objetivo é multiplicar isso e aplicar em outras cidades. Fico orgulhoso de participar desse projeto, na minha época não tinha isso. É uma oportunidade única para os alunos", conta.
Na quarta-feira (30), os acadêmicos conheceram as histórias de sucesso dos fundadores da My Pharma, Nicolas Dias e Carlos Soccol e também, da Coroline Eckert, representante da EEMÓVEL. "O objetivo é trazer empreendedorismo para os alunos. É uma ação que estará acontecendo em todo o Paraná. A FAG já é por si uma instituição inovadora, e para os alunos com ideias inovadoras vai ser muito importante", explica o Gerente Regional do Sebrae, Orestes Hotz. "É criar negócios a partir de projetos. A reunião de acadêmicos de cursos diferentes permite que eles exercitem um olhar em diferentes possibilidades e não focam somente em uma questão específica", conclui Nara Pick, representante do Sebrae.
No Oeste do Paraná, o Centro FAG é a única instituição que está participando do projeto. "É uma honra fazer parte dessa parceria. O SEBRAE reconhece a herança empreendedora criada pela família Gurgacz, na qual é implantada no meio pedagógico também. Capacitamos os alunos para serem empreendedores. Essa iniciativa ficará marcada na história do Centro FAG", afirma o Vice-reitor, Sérgio De Angelis. Iniciativa que gerou um grande interesse entre os acadêmicos, como conta o estudante do 8º período de Engenharia Mecânica, Carlos Junior. "O projeto é muito bacana, me chamou muito a atenção. Despertou o desejo em abrir um negócio. Agora precisamos entender melhor e organizar o tempo para se dedicar em uma proposta", relata.
As inscrições para os interessados já estão abertas e devem ser feitas pelo site. Caso o acadêmico já tenha uma equipe formada, é necessário que todos do grupo se inscrevam para garantir a vaga. Os interessados têm até o dia 15 de setembro para se inscrever.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel