Curso de Psicologia desenvolve atividades do "Setembro Amarelo"
Durante toda a semana diferentes práticas foram promovidas para falar sobre a prevenção ao suicídio
Falar sobre o suicídio nunca foi uma tarefa fácil. Pensando nisso, o curso de Psicologia do Centro Universitário FAG organizou diferentes atividades em prol ao "Setembro Amarelo", campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria.
Durante toda a semana, diferentes práticas falando sobre o assunto foram promovidas para chamar a atenção da comunidade acadêmica. Na entrada do campus, os alunos foram recepcionados com frases, doces e lacinhos amarelos. "A proposta surgiu do colegiado e apresentado pelos coordenadores de estágio. E nós abraçamos essa causa, pois precisamos quebrar esse tabu", explica a acadêmica do 8º período, Elis Gabriela Baroni.
Na noite de ontem (13), no espaço de convivência do Bloco 3, o curso organizou o Intervalo Cultural, pensando especialmente na campanha, onde houve uma interpretação de tentativa de suicídio. "Levei um susto quando ouvi a moça gritar, e no começo não estava entendendo o que estava acontecendo, depois vi que era sobre a campanha e me aliviei. Falar sobre isso, infelizmente, ainda é tabu", relata o acadêmico de Farmácia, Bruno Augusto.
O professor Cristiano de Souza foi o responsável em orientar a turma. Ele conta que o objetivo é envolver todos na mesma causa. "É uma assunto ligado diretamente à saúde mental. Os alunos entenderam a proposta, e a necessidade de envolver a comunidade. Existem tantas campanhas e ainda se fala muito pouco sobre isso. Para os nossos acadêmicos de Psicologia é de extrema importância que eles falam sobre isso com os alunos dos outros cursos, e é uma forma também de convida-los para o Seminário Multiprofissional sobre Prevenção ao Suicídio", conta.
"É um assunto muito delicado. Antes de preparar essa exibição eu pesquisei muito, e o número de mortes por suicídio é assustador. Isso pode estar acontecendo com alguém perto da gente e não sabemos. Que a empatia dedicada no mês amarelo sirva de exemplo para o ano todo", expressa a acadêmica do 6º período, Mayra Backes.
O Seminário Multiprofissional sobre Prevenção ao Suicídio acontece hoje (14), à noite, no Anfiteatro da Reitoria e contará com a participação de profissionais da Medicina, Psicologia e Enfermagem, para debaterem as formas de combater o suicídio. A entrada é um 1 quilo de alimento não perecível.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel