Curso de Fonoaudiologia movimenta o centro de Cascavel com o projeto "Solidariedade em Foco"
Os flagrantes foram registrados pela TV FAG e o vídeo no Facebook está fazendo sucesso
No dia 01 de setembro, foi realizado no centro de Cascavel o projeto "Solidariedade em Foco - Fonoaudiologia em Ação" voltado para a humanização em saúde, testando a solidariedade das pessoas, idealizado pela fonoaudióloga do Centro de Reabilitação FAG e professora do curso de Fonoaudiologia do Centro Universitário FAG, Jenane Topanotti. Foram simuladas situações cotidianas, em que as pessoas necessitavam de ajuda alheia, com intuito de verificar o quanto a população que passa por ali é solidária e prestativa, assim como, divulgar a Fonoaudiologia em âmbito social e virtual, buscando aprimorar o conhecimento da população sobre essa área.
Duas pessoas, uma deficiente auditiva, Kelly Cristina, e um deficiente físico, Altair Alves participaram da simulação, que faz parte do dia a dia de muitas pessoas com necessidades especiais. Kelly escreveu em um papel um pedido de ajuda para chegar em um local específico do centro, enquanto Altair, na cadeira de rodas, derrubou uma sacola no chão. A proposta foi aguardar a mão amiga dos que passavam no momento. Assim que alguém se solidarizava e auxiliava, recebia um agradecimento bem barulhento e animado dos acadêmicos e professores do curso, que estavam escondidos, observando tudo. Quem ajudou recebeu um "Certificado de Solidariedade". Os flagrantes foram registrados pela TV FAG e o vídeo no Facebook está fazendo sucesso. A postagem pode ser acessada neste link.
"A solidariedade e a inclusão são determinantes no contexto de saúde, pois transformam o todo. Constitui-se num movimento de mão dupla, é um gesto que considera a existência do outro, reconhece que há outras perspectivas além da sua ou do padrão dominante de beleza e/ou normalidade", diz a professora Jenane sobre o evento. Ela conclui dizendo que o evento foi um sucesso, pois "inúmeras pessoas gentilmente ajudaram nossos figurantes-protagonistas, demonstrando que a humanização e a solidariedade são significativas na sociedade, o que ressalta que pequenos gestos podem ser significativos na vida das pessoas", encerra.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel