Curso de Medicina realiza Hiperdia em Movimento com idosos no Pacaembu
Evento reuniu cerca de 40 idosos
A Unidade Básica de Saúde do Bairro Pacaembu sediou na semana passada, em parceria com os acadêmicos de Medicina do Centro Universitário FAG, o Hiperdia em Movimento. O evento contou com palestras a respeito de hipertensão e diabetes em idosos, além da execução prática de exercícios físicos primordiais para o tratamento dessas doenças. O Hiperdia aconteceu na Associação de Moradores do Bairro Pacaembu, na Rua Francisco Beltrão.
A iniciativa surgiu a partir de um estudo dos acadêmicos. A hipertensão e a diabetes são duas doenças crônicas e silenciosas que atingem a população brasileira de forma significativa e preocupante. Segundo o Ministério da Saúde, hoje, 25% dessa população é diagnosticada com hipertensão e 12% se enquadra em diabetes. No processo de territorialização que o grupo realizou, a hipertensão e o diabetes teve grande destaque, sendo relatado casos em várias residências visitadas, principalmente com relação a população idosa. Concluiu-se que dos 87 moradores entrevistados, 13 afirmaram ser hipertensos (15%) e 6 afirmaram ser diabéticos (7%). Assim, embasados nos dados acima citados, e considerando que hipertensão e diabetes são doenças que não têm cura, mas que podem ter seus efeitos minimizados com a prática de bons hábitos, decidiram desenvolver o projeto de intervenção com foco em incentivar a prática de adequados exercícios físicos para idosos portadores de hipertensão e diabetes.
Foram realizados pré-atendimento, com a aferição de pressão arterial, teste glicêmico, medição da circunferência abdominal, além da revisão das antigas prescrições médicas. Em seguida aconteceu, houve uma palestra didática coordenada pelos acadêmicos de Medicina da FAG sobre a importância da atividade física no tratamento da diabetes e da hipertensão, com o objetivo de alertar os problemas que estas doenças causam aos seus portadores e quais os benefícios que a simples prática de exercícios físicos podem trazer. Após a palestra, o Educador físico Diego Carmanini liderou uma atividade física prática com o público, ensinando a correta execução das atividades de aquecimento, os movimentos adequados de cada um dos exercícios recomendados para hipertensos e diabéticos, utilizando os materiais requeridos no convite, e por fim o alongamento. Foi servido também um coffe break, com alimentos saudáveis, para repor as energias. Em seguida, foram todos direcionados à academia para idosos ao ar livre que fica a poucas quadras da Associação dos Moradores do Pacaembu, onde receberam uma breve explicação de como utilizar corretamente os aparelhos ali disponíveis e qual a importância desses exercícios, com o fim de integrar a estrutura física que os moradores têm no bairro aos bons hábitos da prática de atividades físicas. Por fim, eles receberam de presente um Guia de práticas de exercícios físicos para idosos portadores de hipertensão e diabetes, repleto de dicas e orientações da correta prática de exercícios físicos para incentivar que os participantes do projeto de intervenção Hiperdia em movimento continuem a realizar atividades físicas, a fim de buscarem uma melhor qualidade de vida. "No geral a conclusão foi que ter um grupo para praticar os exercícios físicos em conjunto faz com que eles se animem a realizar as atividades, eles adoraram as dicas dos materiais sugeridos para prática do exercício em domicílio e queriam levar os Guia para todos os seus conhecidos", conta a acadêmica, Giovanna Simões.
No dia 02 de outubro, os acadêmicos vão realizar um segundo encontro, desta vez no Centro de Convivência Nair Ventorin Gurgacz, no campus da FAG.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel