Com estudo sobre Metodologias Ativas, professora de Enfermagem conclui Mestrado

Renata Zanella concluiu o Mestrado Acadêmico em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdade Pequeno Príncipe

27/09/2017


A professora do curso de Enfermagem do Centro Universitário FAG, Renata Zanella, concluiu o Mestrado Acadêmico em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdade Pequeno Príncipe. Ela obteve o título recentemente, com o trabalho "A utilização das metodologias ativas por docentes de cursos da área da saúde". Ela fez o estudo na FAG, analisando os seguintes cursos: Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia.

Metodologia Ativa é uma concepção educacional que coloca os estudantes da graduação como principais agentes de seu aprendizado. Nela, o estímulo à crítica e à reflexão é incentivado pelo professor que conduz a aula, mas o centro desse processo é, de fato, o próprio aluno. A análise de Renata, portanto, foi verificar de que forma os docentes estavam utilizando essas ferramentas. "A pesquisa demonstrou que as metodologias ativas de ensino-aprendizagem são utilizadas na instituição mesmo que com menor frequência, porém, pela maioria dos docentes. Isso demonstra a preocupação dos mesmos quanto à qualidade na formação acadêmica dos profissionais que atuarão na área da saúde", conta Renata na conclusão do trabalho.

Renata percebeu que o uso das Metodologias Ativas reflete diretamente no comportamento do aluno. "O discente ao ter uma formação com a utilização das metodologias ativas apresenta maior facilidade de expressão oral, de busca ativa e de resolução frente a um problema exposto. As abordagens tradicionais de ensino-aprendizagem e as necessidades do mercado de trabalho abrem espaço para que a aplicação das metodologias ativas cresça dentro das instituições de ensino", enfatiza.

A Mestra destaca a necessidade de saber dosar os tipos de métodos. "Os métodos tradicionais de ensino são importantes e devem ser mantidos como opções aos docentes, já que seu uso se faz presente em grande parte da formação acadêmica. Neste sentido, é preciso haver uma mescla entre os métodos tradicionais e os ativos, visando encantar os alunos e, ao mesmo tempo, indicar caminhos e estratégias que auxiliem na sua formação", encerra. 

1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel