Com estudo sobre Metodologias Ativas, professora de Enfermagem conclui Mestrado
Renata Zanella concluiu o Mestrado Acadêmico em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdade Pequeno Príncipe
A professora do curso de Enfermagem do Centro Universitário FAG, Renata Zanella, concluiu o Mestrado Acadêmico em Ensino nas Ciências da Saúde da Faculdade Pequeno Príncipe. Ela obteve o título recentemente, com o trabalho "A utilização das metodologias ativas por docentes de cursos da área da saúde". Ela fez o estudo na FAG, analisando os seguintes cursos: Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição e Psicologia.
Metodologia Ativa é uma concepção educacional que coloca os estudantes da graduação como principais agentes de seu aprendizado. Nela, o estímulo à crítica e à reflexão é incentivado pelo professor que conduz a aula, mas o centro desse processo é, de fato, o próprio aluno. A análise de Renata, portanto, foi verificar de que forma os docentes estavam utilizando essas ferramentas. "A pesquisa demonstrou que as metodologias ativas de ensino-aprendizagem são utilizadas na instituição mesmo que com menor frequência, porém, pela maioria dos docentes. Isso demonstra a preocupação dos mesmos quanto à qualidade na formação acadêmica dos profissionais que atuarão na área da saúde", conta Renata na conclusão do trabalho.
Renata percebeu que o uso das Metodologias Ativas reflete diretamente no comportamento do aluno. "O discente ao ter uma formação com a utilização das metodologias ativas apresenta maior facilidade de expressão oral, de busca ativa e de resolução frente a um problema exposto. As abordagens tradicionais de ensino-aprendizagem e as necessidades do mercado de trabalho abrem espaço para que a aplicação das metodologias ativas cresça dentro das instituições de ensino", enfatiza.
A Mestra destaca a necessidade de saber dosar os tipos de métodos. "Os métodos tradicionais de ensino são importantes e devem ser mantidos como opções aos docentes, já que seu uso se faz presente em grande parte da formação acadêmica. Neste sentido, é preciso haver uma mescla entre os métodos tradicionais e os ativos, visando encantar os alunos e, ao mesmo tempo, indicar caminhos e estratégias que auxiliem na sua formação", encerra.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel