Alunos do 2º período de Arquitetura surpreendem com trabalhos em maquetes
O desafio foi usar uma metodologia que é utilizada no curso de Arquitetura da USP (Universidade de São Paulo), em que o aluno aprende a desenhar projetando
O professor da disciplina de Desenho Arquitetônico: Elementos Construtivos, Cezar Rabel, foi ousado quando propôs o trabalho no início do bimestre: ele pediu aos acadêmicos do 2º período do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário FAG que fizessem o projeto e a maquete de um sobrado, tendo liberdade para criar. O resultado foram trabalhos dignos de aplausos.
A moradia deveria ter 200 m², em um terreno de 28x40, próximo à FAG, com um programa de necessidades simples: suíte, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e duas vagas de garagem. Eles não poderiam escapar disso, mas para desenvolver o formato e tipo do projeto cada um teve a liberdade para fazer como gostaria, a partir de uma metodologia nova. "A disciplina de Desenho tem como principal intuito ensinar o acadêmico que está iniciando o curso a representar os elementos de um projeto: escadas, janelas, portas, enfim. Meu intuito foi buscar uma metodologia que é utilizada no curso de Arquitetura da USP (Universidade de São Paulo), em que o aluno aprende a desenhar projetando. Percebemos que os alunos fizeram os projetos com muito mais ânimo e usando muito mais a criatividade. Eles criaram a própria porta, a própria escada, o próprio telhado, do jeito que eles queriam", conta o professor.
Os trabalhos foram expostos com orgulho nas bancadas do laboratório do curso. Cada maquete foi colocada no centro do heliodon (equipamento utilizado para simular o movimento aparente do Sol) para que fosse avaliada a posição solar escolhida pelos alunos. A avaliação foi feita pelo professor e também por monitoras formandas do curso. Milena de Camargo foi uma delas e se encantou com o resultado. "Os trabalhos estão excelentes, estão lindos. Na minha época, no começo do curso, nós fazíamos trabalhos mais simples e agora eles tiveram mais exigência e, consequentemente, o nível dos trabalhos também aumentou", elogia.
O grupo de Rhulian Felicio, do 2º período integral, pensou em uma casa prática e minimalista. Segundo ele, o empenho no trabalho valeu a pena. "No começo achamos que o professor estava cobrando muito, mas depois vimos que isso foi excelente para o aprendizado. Para os próximos projetos dos próximos semestres, já teremos uma base muito boa e eu acho bacana ele cobrar bastante", expõe. "Fazer essas maquetes ainda no 2º período do curso nos deu a oportunidade de conhecer diferentes materiais. Esse é o momento de descobrir e errar. Foi um trabalho desafiador em que nos empenhamos bastante", complementa Claudemir Rocha dos Santos, do 2º período noturno.
O professor Cezar não esconde o orgulho por perceber que os alunos entenderam a ideia e se dedicaram. "Para o professor, ver que o aluno está conseguindo absorver o conteúdo e entregando um produto de excelência é muito bom. Assim, já no início da carreira, o aluno já consegue entender como um arquiteto e urbanista vai trabalhar lá fora, então quanto antes ele começar a prática, melhor", finaliza.
2025 Cascavel
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