Jornalista José Maschio lança livro em encontro com acadêmicos do Centro FAG
Ganchão, como é conhecido, trouxe reflexões sobre Jornalismo e literatura: aproximações e distanciamentos aos alunos de Jornalismo, Fotografia e Letras
Ontem (17), à noite, acadêmicos dos cursos de Jornalismo, Fotografia e Letras do Centro Universitário FAG participaram do lançamento do livro "Tempos de Cigarro sem Filtro", escrito pelo jornalista, José Maschio. O romance tem como pano de fundo a ditadura militar. Ganchão, como também é conhecido, trouxe reflexões sobre "Jornalismo e literatura: aproximações e distanciamentos". Como jornalista, ele trabalhou em veículos alternativos, emissoras de TV, imprensa sindical e jornais. Foi repórter da Folha de São Paulo até 2010. Lecionou jornalismo na UEL (Universidade Estadual de Londrina) e hoje se dedica a livros reportagens e a experimentação com a linguagem literária.
O bate-papo, que aconteceu no Auditório do Bloco I, foi mediado pelo professor e diretor da TV FAG, Luiz Sonda. "Eu e o Ganchão somos amigos de longa data, é sempre bom revê-lo. Essa moçada precisa conhecer histórias de profissionais que acreditam no jornalismo. Sobre o livro? Eu li em três dias e fiquei impressionado com a leveza da escrita, mesmo se tratando de tempos difíceis, como a ditadura militar", revela. A transmissão foi feita ao vivo pelo TV FAG, no canal da emissora e pelas páginas Papo de Jornalista e TV FAG no Facebook.
Questões sobre diferentes assuntos foram direcionadas ao jornalista pelos acadêmicos e admiradores presentes no evento. Quando perguntaram se ele escolheu escrever livros, porque não encontrou espaço no jornalismo, sua resposta foi a seguinte: "Eu amo escrever e por que não escrever literatura. Isso é só mais uma coisa que faço na vida, já fiz tantas e não pretendo parar", exprime. E ainda deixou uma observação, referindo-se à era digital. "Não tem coisa mais gostosa do que pegar um livro e manuseá-lo. Não tem obra digital que pague por isso", conclui.
"Essa é a segunda vez que o Ganchão vem até a FAG para lançar um livro. Dessa vez, em parceria com o projeto Livrai-nos. E é sempre uma experiência positiva para os alunos, pois eles conseguem ter a percepção do Jornalismo e Literatura. Já para os acadêmicos de Fotografia é uma complementação de uma linguagem jornalística dentro da fotografia", explica o coordenador de Jornalismo e Fotografia, Ralph Willians.
A acadêmica do 4º período de Jornalismo, Aline Oliveira, conta que vai levar muita coisa dessa noite. "Enquanto acadêmicos precisamos muito disso: ouvir gente com experiência. Ele nos deus várias dicas e contou diferentes histórias importantes para uma bagagem profissional", descreve.
Após o debate, Ganchão autografou livros e participou de um coquetel.
Fotos: Ralph Willians de Camargo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel