Coordenação de Residência Médica do São Lucas apresenta programa aos alunos
Inscrições para as seis residências da Fundação estão abertas
Aproveitando o período de inscrições para as Residências Médicas da Fundação Hospitalar São Lucas, a COREME (Coordenação de Residência Médica do Hospital) realizou um encontro com acadêmicos do penúltimo e último anos de Medicina do Centro Universitário FAG. A ideia foi apresentar as seis opções de Residência aos alunos e instruí-los sobre o período de inscrições. "O objetivo foi mostrar aos alunos como funcionam nossas residências, números de procedimentos, de cirurgias, de pacientes para que eles tenham noção do que é o nosso programa. Apesar de serem nossos alunos, às vezes, eles não têm acesso e uma visão total", defende o Coordenador da COREME, José Ricardo Torres.
O Coordenador Rogério Yassuaki Sakurada falou sobre a Residência em Medicina da Família e Comunidade; o Coordenador Kleiton Marcos de Oliveira falou sobre a Residência em Clínica Médica; o Coordenador Ivan Roberto Orso falou sobre a Residência em Cirurgia Geral; representando o Coordenador, Gustavo Meurer, o Doutor André Chagas falou sobre a Residência em Ortopedia e Traumatologia; o Coordenador Marcelo Pontual Cardoso falou sobre a Residência em Ginecologia e Obstetrícia; e a Coodenadora Ana Paula Cozer Bandeira falou sobre a Residência em Pediatria. As duas últimas são uma novidade no Programa. Os participantes puderam ainda ouvir o depoimento da Doutora Maria de Fátima Lemes Leal, que foi residente de Clínica Médica no São Lucas e terminou neste ano a Residência em Cardiologia no Hospital Universitário.
Os acadêmicos aprovaram a ideia. "Achei bastante interessante e esclarecedor. Meu interesse, mesmo ainda no 5º ano, é em Cirurgia Geral e a fala do Doutor Ivan foi uma grande oportunidade de conhecer melhor a residência. Percebi que não preciso me deslocar para grandes centros, pois percebi que as residências aqui são de qualidade", conta o acadêmico do 5º ano, Maicon Rezende. "Foi boa para termos uma noção melhor e para comparar com outros serviços", complementa William Wiggers, acadêmico do 6º ano de Medicina, que pretende cursar Residência em Clínica Médica.
INSCRIÇÕES ABERTAS
A formação constitui modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos, sob a forma de curso de especialização, caracterizada por treinamento em serviço no Hospital São Lucas e demais instituições de saúde conveniadas, sob a responsabilidade dos médicos docentes do Hospital São Lucas, do Corpo Clínico e de profissionais da área de saúde de serviços conveniados. O edital pode ser acessado no link.
As vagas estão à disposição nas seguintes especialidades: CIRURGIA GERAL (2 vagas) com 2 anos de duração; CLÍNICA MÉDICA (2 vagas) com 2 anos; GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA (2 vagas) com 3 anos; MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE (4 vagas) com 2 anos; ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA (2 vagas) com 3 anos; PEDIATRIA (2 vagas) com 2 anos.
Para se inscrever, o interessado deverá acessar o formulário disponível no site, preencher todos os campos da ficha de inscrição, após o preenchimento conferir se os dados estão corretos, confirmar a sua inscrição e imprimi-la. Após, gerar o boleto bancário e imprimi-lo para o pagamento da taxa de inscrição. As inscrições vão até o dia 31 de outubro.
A seleção obedecerá à legislação vigente, observando o mínimo de 90% para as provas objetiva e prática e o máximo de 10% para análise e arguição do currículo. A prova escrita acontece no dia 9 de novembro de 2017. A análise e arguição do currículo acontecem no dia 24 de janeiro de 2018.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel