Criador de metodologias ativas, Ricardo Fragelli realiza palestra para docentes
Fragelli foi o criador dos métodos Rei da Derivada, Summaê e Trezentos
Na última sexta-feira (27), professores e Coordenadores do Centro Universitário FAG e professores do Núcleo Regional de Educação estiveram no Bloco 2 da FAG para assistir à palestra do Doutor Ricardo Ramos Fragelli. Com o tema "Rei da Derivada, Summaê e Trezentos: Metodologias Colaborativas para além do conteúdo", ele trouxe inspiração para que os educadores cada vez mais proporcionem um ensino que coloque o aluno como protagonista do aprendizado e solidário com o aprendizado do outro.
Ele possui Doutorado em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília (UnB), onde também fez graduação (2000) e mestrado (2003) em Engenharia Mecânica. É professor Adjunto da UnB dos cursos de Engenharia da Faculdade UnB Gama e do Mestrado em Design do Dep. de Design Industrial, onde orienta trabalhos na área de Design Educacional. Desenvolve pesquisas em Sistemas Tutores Inteligentes e Adaptativos, técnicas, métodos e tecnologias para Educação. Por meio de suas pesquisas, recebeu onze prêmios nacionais de Instituições como MEC, MCT, CAPES, ABED, ABMES e Santander Universidades. Fragelli foi o criador dos métodos Rei da Derivada, Summaê e Trezentos.
O Summaê é um evento matemático interativo em que todos os participantes precisam resolver integrais - cálculo base de qualquer curso de engenharia - por meio de vídeos de até dois minutos. Dentro do espírito do "aprender com diversão", o Summaê começa com as duplas apresentando seus vídeos e lançando desafios para os demais participantes. "Todos devem resolver as integrais em até cinco minutos, utilizando caneta azul. Depois, os professores resolvem as questões e os próprios alunos corrigem seus exercícios com caneta vermelha. Assim, fica mais fácil aprender com os próprios erros e construir o conhecimento. Chamamos este processo de 'metodologia de aprendizagem ativa', já que o foco principal é o aluno", explica Fragelli.
No Rei da Derivada, o intuito é motivar os alunos em sala de aula e isso é feito por meio de uma inversão de papéis: os estudantes é que vão ao quadro resolver questões de maneira colaborativa, formam grupos para ensinar determinados conteúdos aos colegas, elaboram e corrigem questões. "Essa ideia da colaboração faz muita diferença, principalmente para os alunos que não são tão articulados, que têm dificuldade de comunicação ou mesmo aqueles que são de fora ou não conseguem fazer amizades", detalha o professor.
Já a metodologia Trezentos foi criada em meados de 2013 e é baseada em aprendizagem ativa e colaborativa e suas experiências na esfera acadêmica demostraram que o índice de aprovação melhorou de 50% para 95% em uma disciplina do ciclo básico da área das engenharias. Além disso, foi possível despertar o olhar do estudante para o colega com dificuldades de aprendizagem.
Segundo o Vice-reitor do Centro FAG, professor Sérgio De Angelis, Fragelli tem se tornado uma referência muito forte entre os educadores da nova geração. "Ele tem uma visão humanizada da educação. O que ele traz de inovador é, além da metodologia ser ativa, ela também é colaborativa, fazendo com que os alunos também se ajudem. Isso é muito importante para desfazer aquela imagem de uma concorrência exagerada entre os acadêmicos. Isso proporciona crescimento conjunto e solidário. Não é uma visão egoísta. Ele troca o 'eu' pelo 'nós'", opina.
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