Criador de metodologias ativas, Ricardo Fragelli realiza palestra para docentes

Fragelli foi o criador dos métodos Rei da Derivada, Summaê e Trezentos

31/10/2017


Na última sexta-feira (27), professores e Coordenadores do Centro Universitário FAG e professores do Núcleo Regional de Educação estiveram no Bloco 2 da FAG para assistir à palestra do Doutor Ricardo Ramos Fragelli. Com o tema "Rei da Derivada, Summaê e Trezentos: Metodologias Colaborativas para além do conteúdo", ele trouxe inspiração para que os educadores cada vez mais proporcionem um ensino que coloque o aluno como protagonista do aprendizado e solidário com o aprendizado do outro.

Ele possui Doutorado em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília (UnB), onde também fez graduação (2000) e mestrado (2003) em Engenharia Mecânica. É professor Adjunto da UnB dos cursos de Engenharia da Faculdade UnB Gama e do Mestrado em Design do Dep. de Design Industrial, onde orienta trabalhos na área de Design Educacional. Desenvolve pesquisas em Sistemas Tutores Inteligentes e Adaptativos, técnicas, métodos e tecnologias para Educação. Por meio de suas pesquisas, recebeu onze prêmios nacionais de Instituições como MEC, MCT, CAPES, ABED, ABMES e Santander Universidades. Fragelli foi o criador dos métodos Rei da Derivada, Summaê e Trezentos.

O Summaê é um evento matemático interativo em que todos os participantes precisam resolver integrais - cálculo base de qualquer curso de engenharia - por meio de vídeos de até dois minutos. Dentro do espírito do "aprender com diversão", o Summaê começa com as duplas apresentando seus vídeos e lançando desafios para os demais participantes. "Todos devem resolver as integrais em até cinco minutos, utilizando caneta azul. Depois, os professores resolvem as questões e os próprios alunos corrigem seus exercícios com caneta vermelha. Assim, fica mais fácil aprender com os próprios erros e construir o conhecimento. Chamamos este processo de 'metodologia de aprendizagem ativa', já que o foco principal é o aluno", explica Fragelli.

No Rei da Derivada, o intuito é motivar os alunos em sala de aula e isso é feito por meio de uma inversão de papéis: os estudantes é que vão ao quadro resolver questões de maneira colaborativa, formam grupos para ensinar determinados conteúdos aos colegas, elaboram e corrigem questões. "Essa ideia da colaboração faz muita diferença, principalmente para os alunos que não são tão articulados, que têm dificuldade de comunicação ou mesmo aqueles que são de fora ou não conseguem fazer amizades", detalha o professor.

Já a metodologia Trezentos foi criada em meados de 2013 e é baseada em aprendizagem ativa e colaborativa e suas experiências na esfera acadêmica demostraram que o índice de aprovação melhorou de 50% para 95% em uma disciplina do ciclo básico da área das engenharias. Além disso, foi possível despertar o olhar do estudante para o colega com dificuldades de aprendizagem.

Segundo o Vice-reitor do Centro FAG, professor Sérgio De Angelis, Fragelli tem se tornado uma referência muito forte entre os educadores da nova geração. "Ele tem uma visão humanizada da educação. O que ele traz de inovador é, além da metodologia ser ativa, ela também é colaborativa, fazendo com que os alunos também se ajudem. Isso é muito importante para desfazer aquela imagem de uma concorrência exagerada entre os acadêmicos. Isso proporciona crescimento conjunto e solidário. Não é uma visão egoísta. Ele troca o 'eu' pelo 'nós'", opina.


1766173555.jpeg
Docente do curso de Direito tem tese aprovada no 1º Congresso do Superior Tribunal de Justiça
19
Dezembro
2025 Cascavel
1766093484.jpeg
Centro FAG promove Semana de Formação Docente com atividades presenciais e virtuais
18
Dezembro
2025 Cascavel
1766091124.jpeg
Fundação Assis Gurgacz realiza 9ª edição do Aprendiz de Ouro
18
Dezembro
2025 Cascavel
1765932764.jpg
Colaboradores participantes do Projeto Formar para Transformar recebem primeira certificação
16
Dezembro
2025 Cascavel
1765928024.jpg
Professora e egressa de Fonoaudiologia é aprovada em Mestrado em Letras
16
Dezembro
2025 Cascavel
WhatsApp Image 2025-08-25 at 19.05.32.jpeg
FAG Toledo terá horário especial de atendimento para o fim de ano
15
Dezembro
2025 Toledo
1765559417.jpeg
Arquitetura e Urbanismo do Centro FAG se antecipa a novas diretrizes do MEC
12
Dezembro
2025 Cascavel
1765394278.jpeg
Novo livro reúne pesquisas de acadêmicos de Administração
10
Dezembro
2025 Cascavel
1765326904.JPG
Primeira formatura no estilo americano em Cascavel faz história no High College do Colégio FAG
09
Dezembro
2025 Cascavel
1765243454.jpg
Palestra com Dado Schneider encerra o ano letivo da Pós-Graduação FAG
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765242698.jpg
PIBID encerra atividades de 2025 com apresentações, trocas e reconhecimento
08
Dezembro
2025 Cascavel
1765198210.jpg
NOTA DE PESAR
08
Dezembro
2025 Cascavel