Centro FAG recebe Ozires Silva em encerramento do ECCI
Ozires é engenheiro formado pelo ITA, oficial da Aeronáutica, foi líder do grupo que promoveu a criação da Embraer
O ECCI (Encontro Científico Cultural Interinstitucional e 1º Internacional) do Centro Universitário FAG e Faculdade Dom Bosco encerrou em grande estilo com a presença do engenheiro Ozires Silva, líder do grupo que promoveu a criação da Embraer, umas das maiores empresas aeroespaciais do mundo. Ele subiu ao palco do Anfiteatro da Reitoria para falar ao público sobre os avanços na aeronáutica e ainda deixou mensagens de motivação. "Jovens não desistam do nosso país", exclamou.
"Os jovens não entendem que na escada só se sobe a partir do primeiro degrau, muitos ficam pensando só no último degrau, e tem que trabalhar duro. Às vezes os degraus das escadas são enormes e para superá-los tem que caminhar bastante. Na realidade, mostrei uma coisa importante, não sou uma pessoa extraordinária, sou um cidadão brasileiro que nasceu em uma cidade de interior como aqui em Cascavel. Eu quero convencer os jovens que eles podem fazer a diferença, que são capazes, e não ficar simplesmente presos no que está acontecendo lá fora", destacou o pioneiro na produção industrial de aviões no Brasil.
O acadêmico do 4º período de Engenharia Civil, Luciano Marcelino, é grande admirador de Ozires. Ele conta que em durante a fala do engenheiro, ele tomou consciência de que todos têm o potencial de criar, desenvolver, evoluir socialmente e intelectualmente. "Isto que mais admiro em sua pessoa, uma pessoa simples que nos mostra sua humildade e sua coragem de seguir em frente sempre. Superou suas dificuldades, teve uma imensa emoção com seu avião protótipo desenvolvido por ele e seus amigos engenheiros e levantou voo, isto significa que cada pessoa deve correr atrás de seus sonhos para que eles se realizem, que podemos ser tudo aquilo que queremos através de nossa educação", relatou.
Luciano conclui com uma frase deixada por Ozires: "'Tudo aquilo que o engenheiro cria; chuta e dá certo é estimativa'. O ECCI fechou com chave de ouro, tive uma semana cheia de conhecimento agregando valor à minha carreira profissional e educacional, parabéns a toda organização e ao Centro Universitário FAG por proporcionar o maior ECCI já feito?, finalizou.
"Esse ECCI nos surpreendeu, primeiro pela qualidade e quantidade dos trabalhos apresentados, e, segundo, pelos palestrantes que passaram por aqui, todos que de uma forma ou de outra contribuíram muito na parte acadêmica, profissional e pessoal também. O trabalho prestado pela nossa equipe foi essencial, o apoio que cada um deu foi fundamental para que isso acontecesse", apontou Aline Gurgacz Ferreira Meneguel, coordenadora do COOPEX (Coordenação de Pesquisa e Extensão), e a responsável pelo evento.
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Toledo
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel
2025 Cascavel