10 de Novembro de 2017 - 17:41
Engenharia Civil tem 5 trabalhos aprovados no Geocentro 2017
Todos os trabalhos aprovados foram orientados pelo professor, Maycon Almeida

O curso de Engenharia Civil do Centro Unieversitário FAG teve 5 trabalhos aceitos no 4º Geocentro (Simpósio da Prática da Engenharia Geotécnica na Região Centro-Oeste). O evento, que está acontecendo em Goiânia, traz entre os temas a interação solo-estrutura, geossintéticos & geotecnia ambiental, pequenas barragens de terra e de rejeitos, investigação de campo e provas de carga.

Todos os trabalhos aprovados foram orientados pelo professor, Maycon Almeida. "Grande parte dos artigos envolveu o uso do Campo Experimental que montamos dentro da FAG para experimentos na área de solos. Lá, realizamos testes de carga em solos, coleta de amostras para caracterização em laboratório e ensaios específicos para entender as características do nosso solo e seu comportamento quando aplicados esforços sobre ele", explica o professor.

Os trabalhos aprovados foram os seguintes: "Determinação da Eficiência do Ensaio SPT através de Prova de Carga Estática sobre Amostrador Padrão", do aluno, Lucas Dallacosta; "Análise Comparativa entre Soluções de Contenção para Edifícios de Três Subsolos no Município de Cascavel/PR", dos alunos, Robson Keretch e Camila Oltramari; "Análise da Aplicação de Fundações Rasas a partir de Resultados de Provas de Carga em Solo de Cascavel-PR", das alunas, Michele Kaiser Vieira e Josiane Radoll; "Determinação dos Parâmetros de Adensamento de Solo Superficial e Lateritico de Cascavel/PR", do aluno, Marcos Toni Junior; e "Desenvolvimento de um Software Acadêmico para Auxiliar na Tomada de Decisão Quanto aos Tipos de Fundações", do aluno, Adriano Douglas Girardello. Entre os trabalhos estão pesquisas de Trabalho de Conclusão de Curso e da Pós-graduação.

"Para a engenharia civil da cidade, os resultados são muito interessantes, pois, ajudam profissionais da área a terem mais dados e compreenderem o comportamento do solo em diversas situações na prática da Engenharia Geotécnica. Eu sou proprietário de uma empresa de fundações que desenvolve projetos, sondagens e executamos fundações, devido a isso me interesso muito por aprofundar os conhecimentos no comportamento do solo a fim de melhorar projetos e contribuir com pesquisas na área", fala o professor.

Avenida Ministro Cirne Lima, 2565 | Jardim Coopagro | Toledo | Paraná | Phone +55 (45) 3277-4000 | CEP 85903-590